Notícias

PS5 bate recordes no mercado e é líder em engajamento da Sony

Apresentação realizada no dia 19 de maio veio a público e dados sobre o console foram divulgados

por Jean Azevedo
PS5 bate recordes no mercado e é líder em engajamento da Sony

O PS5 vem sendo um dos grandes diferenciais do sucesso da divisão de jogos da Sony. Desde seu lançamento em novembro de 2020, o console teve um desempenho notável nas vendas e no engajamento — resultando em crescimentos recordes no setor para a gigante japonesa.

Em uma apresentação feita pela publisher no dia 19 de maio — que só veio a público na quarta-feira (25) — os recordes alcançados com a performance do hardware no mercado em sua estreia foram divulgados. Confira os principais tópicos:

Recorde em receitas com o PS5
(Fonte: Sony)
  • Em vendas líquidas: em seu Ano 1, o PS5 impactou positivamente nas vendas líquidas. No ano fiscal de 2021, a empresa alcançou o montante de US$ 21,6 bilhões (¥ 2.740 bilhões) com o videogame no mercado;
  • Em receita operacional: depois de vários anos apresentando oscilações, o PlayStation 5 manteve a crescente da era PS4 nas receitas. No último período fiscal, a receita girou na casa dos US$ 2,7 bilhões (¥ 346 bilhões);

Claro, o fato da distribuição do PS5 estar sendo afetada pela escassez de chips foi citada. Em um dos slides, a Sony destaca a grande demanda, a força da marca, o engajamento gerado, e o line-up de lançamento (com Marvel’s Spider-Man: Miles Morales e Demon’s Souls logo na estreia em novembro de 2020) de forma positiva.

Plataforma PS5
(Fonte: Sony)

Em engajamento, o PS5 supera o PS4

Seja em tempo de gameplay, retenção do público, assinantes do PS Plus ou nos investimentos em jogos e DLCs feitos na PS Store, quem joga no PS5 aderiu à plataforma como os jogadores de PS4 — que ainda são maioria na plataforma — não haviam feito.

Engajamento do PS5
(Fonte: Sony)

A taxa de adesão/retenção ao console — medida por jogadores ativos mensalmente — está na casa dos 88%. Os donos do videogame jogam em média 50 horas por mês e se mostraram bem ativos tanto no gameplay quanto nos investimentos em games na PS Store. 

Entre os jogadores de PS5, 82% se inscreveram em um pacote de serviço pago, enquanto 62% compraram games ou DLCs em formato digital na PS Store — o número sobe para 71% com a inclusão das mídias físicas. 

Outros dados interessantes sobre essa conferência da Sony foram compartilhados aqui no MeuPS. Confira: