Notícias

Próxima geração de consoles pode ter aumento “significativo” de preços

Valores cobrados para a geração seguinte podem ser mais caros do que pensamos

por André Custodio
Próxima geração de consoles pode ter aumento

Ainda sem previsão de estreia, a próxima geração de consoles pode ser mais cara do que imaginamos. Nesta semana, uma especulação compartilhada por um renomado insider sugeriu que os sucessores do PS5 e do Xbox Series têm chances de sofrer um aumento “significativo” de preço.

Os boatos surgem após a Sony comentar sobre as dificuldades de haver um “grande corte” nos preços do PS5 e da Microsoft anunciar aumentos dos valores do Xbox Series em regiões selecionadas — inclusive no Brasil.

De acordo com “Kepler_L2”, nome envolvido com informações sobre o PC e com o mercado de componentes, “os dias de economia de custos gratuita com redução de matrizes acabaram”. Com isso, ou o custo da próxima geração de console aumentará bastante, ou haverá um pequeno salto de desempenho.

O custo por transistor permaneceu estável através dos FinFETs e aumentará com os GAAFETs/CFETs. Os dias de economia de custos gratuita com redução de matrizes acabaram e as coisas só vão piorar. Os consoles futuros terão ganhos de desempenho cada vez menores ou preços significativamente mais altos.

Preços altos podem ser realidade na próxima geração de consoles

Durante o evento de negócios da Microsoft, apresentado recentemente por grandes lideranças do departamento de jogos, o novo videogame da marca terá o “maior salto técnico” já visto. Dessa forma, é possível supor que a próxima geração de consoles se traduzirá em preços mais elevados.

Todas as informações acima devem ser tratadas como mera especulação.

O que você achou desse palpite? Acredita que os novos videogames sangrarão os bolsos do consumidor? Comente!