Notícias

Proposta de “Redução de Impostos sobre Games” avança no Senado; entenda

Chegou o momento de cobrar os políticos.

por Daniel dos Reis
Proposta de

Você se lembra daquela Ideia Legislativa, que pedia redução de impostos sobre games, sugerida por um internauta através do Portal e-Cidadania? Pois bem, ela deu mais um importante passo nesta última quinta-feira (14).

De acordo com o senador Telmário Mota, relator do projeto, o relatório apresentado por ele (favorável à redução de impostos) foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Em outras palavras, isso quer dizer que a proposta pode seguir em frente, todavia o caminho é bastante longo.

https://www.facebook.com/SenadoFederal/photos/a.176982505650946.49197.150311598318037/2004454582903720/?type=3&theater

O que vem agora?

Este pequeno passo não quer dizer, no entanto, que os jogos de videogames ficarão mais em conta. Ainda há muito caminho a ser percorrido. Por ter sido (transformada) sugerida como uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional), o texto agora deve ser subscrito e buscar apoio formal de outros 27 senadores para que a ideia avance.

Conquistando o apoio necessário, os parlamentares devem, posteriormente, colocar a pauta em discussão no plenário, quando – possivelmente – será feita uma votação de emenda à constituição que pede a redução nos impostos (em videogames) de 72% para 9%.

Esta é a etapa mais complicada, já que é necessário apoio político para que a PEC consiga mais adeptos.

Você pode ajudar

Mesmo que pareça tudo muito distante, você, cidadão comum, pode ajudar. Chegou o momento de pressionar o senador em depositou sua confiança nas últimas eleições (se lembra em quem votou né?).  Ferramentas para tal, tem aos montes por aí. Já pensou em usar o poder das redes sociais?