Notícias

Parlamentar dos EUA quer proibir venda de jogos violentos como GTA V

O motivo da proibição, segundo o político, seriam os roubos de carros em Chicago

por Valdecir Emboava
Parlamentar dos EUA quer proibir venda de jogos violentos como GTA V

Jogos de violência, como GTA V, estão na mira de um parlamentar norte-americano. Marcus Evans Jr. quer proibir a comercialização de games violentos em Chicago, Illinois. A justificativa? Os roubos de carros vem aumentando no município. E é só isso mesmo.

Conforme relatado pelo Chicago Sun-Times, o deputado democrata apresentou um projeto que impede a venda de jogos violentos para menores. A intenção dele é, eventualmente, expandir a lei para uma proibição total no território dos EUA.

Personagem de GTA Online armado em cima de um jet ski amarelo.
(FONTE: Reprodução/Rockstar)

O projeto também visa modificar a definição atual de “videogame violento” no Código Penal. Confira na íntegra (via Legiscan):

Altera a Lei de Videogames Violentos no Código Penal de 2012. Altera as disposições que restringem a venda ou aluguel de jogos violentos a menores para proibir a comercialização de todos os games violentos.

Modifica a definição de “videogame violento” para significar um videogame que permite a um usuário ou jogador controlar um personagem dentro do videogame, que é encorajado a perpetuar a violência humana na qual o jogador mata ou causa sérios danos físicos ou psicológicos a outro ser humano ou animal.

Modifica a definição de “dano físico grave” para incluir dano psicológico e abuso infantil, abuso sexual, abuso de animais, violência doméstica, violência contra mulheres ou roubo de veículo motorizado com um motorista ou passageiro presente dentro do veículo quando o roubo começa.

Em nota oficial ao portal IGN, a ESA (Electronic Software Association — Associação de Eletrônicos e Software, em tradução livre) diz que discorda do projeto:

Embora nossa indústria compreenda e compartilhe as preocupações sobre o que está acontecendo em Chicago, simplesmente não há evidências de uma ligação entre entretenimento interativo e violência no mundo real. Acreditamos que a solução para este problema complexo reside em examinar minuciosamente os fatores reais que impulsionam tais comportamentos, em vez de atribuir erroneamente a culpa aos videogames com base apenas em especulação.

GTA V já vendeu mais de 140 milhões de cópias desde seu lançamento

GTA V é digno do sucesso que faz, e esse mérito já é reconhecido desde 2013. Mas ele continua surpreendendo a cada dia. Durante uma conferência de resultados do terceiro trimestre de 2020, a Take-Two revelou que o game da Rockstar atingiu a incrível marca de 140 milhões de cópias vendidas.

Com um sucesso desses, proibir GTA V, assim como outros jogos, na terra do Tio Sam não será tarefa fácil.