Notícias

PlayStation Studios confirma cancelamento de jogos não anunciados

Hermen Hulst confirma que alguns dos projetos em desenvolvimento "não irão avançar"

por André Custodio
PlayStation Studios confirma cancelamento de jogos não anunciados

Após anunciar planos para demitir 900 funcionários, a Sony revelou mais informações sobre a reformulação. Segundo a fabricante, vários projetos não anunciados da PlayStation Studios serão cancelados, mesmo se encontrando em “vários estágios de desenvolvimento”.

O comunicado emitido pelo chefe da divisão de games, Hermen Hulst (via VGC), revela que a decisão visa entregar aos jogadores “o que eles esperam de nós”. Como o departamento teria investido bastante “novas tecnologias e parcerias” nos últimos anos, alguns sacrifícios foram necessários.

Olhamos nossos estúdios e nosso portfólio, avaliando projetos em vários estágios de desenvolvimento, e decidimos que alguns deles não vão avançar. Quero deixar claro que a decisão de interromper o trabalho não reflete o talento ou a paixão dos membros da equipe.

Nossa filosofia sempre foi permitir a experimentação criativa. Às vezes, grandes ideias não se transformam em grandes jogos. Às vezes, um projeto é iniciado com as melhores intenções antes que mudanças no mercado ou na indústria resultem em mudanças de plano.

logomarca playstation studios
Fonte: PlayStation Studios

Reformulação na PlayStation Studios inicia nova abordagem

O executivo está “profundamente triste” em anunciar os termos da reformulação e as demissões, mas acredita que esse é o caminho certo para oferecer “experiências de jogo da mais alta qualidade”. Porém, a partir deste ano, a Sony testará uma nova abordagem para consoles, PC e mobile.

O PS5 está em seu quarto ano e estamos em um estágio em que precisamos dar um passo atrás e olhar para o que nosso negócio precisa. Ao mesmo tempo, a indústria tem experimentado mudanças contínuas e fundamentais que afetam a forma como nós criamos e jogamos.

Entregar as histórias envolventes e narrativas pelas quais o PlayStation Studios é conhecido, no nível de qualidade que aspiramos, requer uma reavaliação de como operamos.

Os jogos cancelados não tiveram mais detalhes, mas tudo indica que um deles é o multiplayer da PlayStation London Studio. Entre todas as empresas da divisão de games, ela foi a mais afetada pela decisão estratégica, tendo suas atividades oficialmente encerradas.

Equipes da Firesprite, da Guerrilla Games, da Naughty Dog e da Insomniac também tiveram contratos encerrados. Não está claro se algum projeto em andamento pelos estúdios faz parte dos “múltiplos” cancelamentos.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation