Notícias

“Notícia difícil”: Sony anuncia demissão de 900 funcionários

Empresa é mais uma gigante da tecnologia a fazer grande layoff; comunicado oficial foi divulgado nesta terça

por Thiago Barros

A Sony anunciou, nesta terça-feira (27), uma grande “redução na sua força de trabalho global”. Em um comunicado chamado de “notícias difícil” e assinado por Jim Ryan, Presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, a companhia anunciou que está desligando cerca de 900 funcionários em todo o mundo.

A comunidade PlayStation significa tudo para nós, por isso senti que era importante atualizá-los em um dia difícil para nossa empresa. Tomamos a decisão extremamente difícil de anunciar nosso plano de iniciar uma redução em nossa força de trabalho global em cerca de 8%, ou cerca de 900 pessoas, sujeito às leis locais e aos processos de consulta. Funcionários em todo o mundo, incluindo nossos estúdios, estão sendo impactados. Essas são pessoas incrivelmente talentosas que fizeram parte do nosso sucesso, e somos muito gratos por suas contribuições. No entanto, a indústria mudou imensamente, e precisamos nos preparar para o futuro para preparar o negócio para o que está por vir. Precisamos atender às expectativas dos desenvolvedores e dos jogadores e continuar impulsionando a tecnologia futura nos jogos, então demos um passo atrás para garantir que estejamos preparados para continuar trazendo as melhores experiências de jogo para a comunidade.

Os cortes correspondem à cerca de 8% da equipe da Sony e afetam as divisões de todas as regiões, além de múltiplos estúdios. A principal baixa fica por conta do London Studios, que será encerrado permanentemente.

A empresa agora se junta a Microsoft, Discord e tantas outras gigantes da tecnologia que fizeram grandes layoffs no fim de 2023 e começo de 2024. Se a meta da indústria para o futuro é sobreviver a 2024, aparentemente não será nada fácil. Depois de 10 mil demissões no ano passado, já temos quase 7 mil em apenas dois meses deste ano.

Sony perde US$ 10 bilhões em valor de mercado

A redução da previsão de vendas do PS5 para o atual ano fiscal, anunciada recentemente pela Sony, não foi bem recebida pelos investidores. As preocupações com a nova estratégia da fabricante resultaram em uma perda de US$ 10 bilhões em valor de mercado, mesmo com receitas recordes. Leia mais aqui.