Notícias

Demissões na Sony: Insomniac, Guerrilla e Naughty Dog sofrem cortes

Grande “redução na sua força de trabalho global” que afeta até os principais estúdios de PlayStation

por Thiago Barros
Demissões na Sony: Insomniac, Guerrilla e Naughty Dog sofrem cortes

Nos Estados Unidos, Insomniac Games, Naughty Dog e os times centrais de Tech, Criação e Suporte. Na Europa, Firesprite e Guerrilla. Estes são os PlayStation Studios afetados com cortes de pessoal na grande “redução na força de trabalho global” anunciada pela Sony nesta terça-feira (27). Além disso, o London Studio foi fechado em definitivo.

Não foram revelados como/quantos cortes acontecerão em cada companhia, mas é surpreendente ver que até os principais estúdios da Sony, que fazem os títulos AAA com maior sucesso na indústria, como Marvel’s Spider-Man (Insomniac), The Last of Us (Naughty Dog) e Horizon (Guerrilla) não ficaram imunes. A Santa Monica, de God of War, por outro lado, não foi citada na nota.

“Nosso objetivo na PlayStation Studios sempre foi criar os melhores jogos para os fãs do PlayStation, e nossa comunidade global de estúdios representa algumas das equipes mais criativas e talentosas da indústria de jogos. O PlayStation 5 está em seu quarto ano, e estamos em um estágio em que precisamos dar um passo atrás e analisar o que nosso negócio precisa. Ao mesmo tempo, nossa indústria tem passado por mudanças contínuas e fundamentais que afetam como todos nós criamos e jogamos. Entregar as histórias imersivas e narrativas pelas quais a PlayStation Studios é conhecida, no padrão de qualidade que aspiramos, requer uma reavaliação de como operamos”, disse Jim Ryan no comunicado.

A empresa agora se junta a Microsoft, Discord e tantas outras gigantes da tecnologia que fizeram grandes layoffs no fim de 2023 e começo de 2024. Se a meta da indústria para o futuro é sobreviver a 2024, aparentemente não será nada fácil. Depois de 10 mil demissões no ano passado, já temos quase 7 mil em apenas dois meses deste ano.

Sony perde US$ 10 bilhões em valor de mercado

A redução da previsão de vendas do PS5 para o atual ano fiscal, anunciada recentemente pela Sony, não foi bem recebida pelos investidores. As preocupações com a nova estratégia da fabricante resultaram em uma perda de US$ 10 bilhões em valor de mercado, mesmo com receitas recordes. Leia mais aqui.