Notícias

Análise prevê PlayStation aumentando diferença pro Xbox em 2023

Ampere Analysis indica que marketshare dos consoles é de 45% para Sony, enquanto Microsoft segue atrás da Nintendo

por Thiago Barros
Análise prevê PlayStation aumentando diferença pro Xbox em 2023

O domínio da Sony no mercado de consoles deve aumentar em 2023. A previsão é da empresa Ampere Analysis, que estudou os dados de 2022 e colocou o PlayStation com 45% do marketshare atual, com boas expectativas de crescimento para os próximos meses. A probabilidade de ampliar sua diferença para o Xbox, que segue atrás da Nintendo no ranking, é bem grande.

Um detalhe interessante da pesquisa é que, em 2022, a PlayStation perdeu um pouco da sua vantagem. Ela fecha com 1,3% a menos de marketshare do que no ano anterior – percentual que foi pro Xbox. Mas, como diz a própria firma de análise, isso provavelmente só aconteceu pela falta de disponibilidade do console no mercado. Com esta questão resolvida, já estamos vendo um aumento significativo de vendas do videogame em todo o mundo.

A última informação oficial que tivemos da Sony sobre vendas do PlayStation 5 foi no começo deste mês, com o aparelho superando a marca de 32 milhões de unidades. Porém, o ranking do estudo é relacionado somente aos dados de 2022. No ano passado, foram 30 milhões de PS5 comercializados contra apenas 18,5 milhões de Xbox. Deixando, assim, a Sony com 45%, a Nintendo (com o Switch) com 27,7%, e a Microsoft com 27,3%.

“A Ampere espera que este gap entre PlayStation e Xbox aumente no primeiro semestre de 2023”, diz a empresa, que também considera o Nintendo Switch em declínio e prevê uma nova versão do aparelho saindo até o final de 2024 para amenizar esta “queda”. Inclusive, a possibilidade de a Microsoft passar a Nintendo em 2023 é grande, segundo os especialistas.

Jogos de tiro representam 40% do tempo de jogo no PlayStation

E algo que vem sendo fundamental para o sucesso da Sony são os FPS. Além de revelar a importância de Call of Duty para a Sony, documentos da investigação que ocorre no Reino Unido sobre a polêmica compra da Activision pela Microsoft mostraram que jogos de tiro em geral fazem um grande sucesso com os fãs de PlayStation. Saiba mais clicando aqui.