Notícias

Sony: Call of Duty ajuda (e muito) a bancar exclusivos de PlayStation

Dona do PlayStation revela que FPS da Activision é responsável por boa parte do dinheiro que ela arrecada no mercado de videogames

por Thiago Barros
Sony: Call of Duty ajuda (e muito) a bancar exclusivos de PlayStation

A briga da Sony contra a aquisição da Activision pela Microsoft, enfim, parece ter seu principal motivo revelado. Todo mundo já sabia, claro, que Call of Duty rende muito dinheiro para a PlayStation, mas segundo o relato da companhia na disputa judicial do caso, parece que o shooter é bem mais importante do que muita gente poderia imaginar.

Conforme observado por Derek Strickland, editor do site TweakTown, a empresa japonesa colocou entre suas alegações que a verba arrecadada com CoD é crucial para seus investimentos em novos games. Os números exatos são cobertos, mas fala-se na casa do bilhão de dolares gastos em hardware, periféricos, assinaturas e jogos relacionadoas à franquia.

Segundo a Sony, portanto, perder Call of Duty, que é da Activision, seria um baque enorme para a empresa – diminuindo a habilidade e o incentivo da companhia para a criação de seus “jogos exclusivos inovadores” – como, por exemplo, God of War, The Last of Us, Uncharted, Horizon, entre outros.

Vale lembrar que Call of Duty Modern Warfare II foi o título mais vendido de 2022 nos Estados Unidos, e que uma pesquisa recente no Reino Unido mostrou que esta franquia é a preferida dos jogadores de PlayStation 5.

Microsoft anuncia acordos com Nintendo e NVIDIA; nada de Sony

Novo capítulo na novela envolvendo Microsoft, Activision, PlayStation e outras grandes empresas da indústria de games. Nesta terça-feira (21), a fabricante do Xbox anunciou que fechou acordos com Nintendo e NVIDIA para levar os jogos da série Call of Duty às plataformas das marcas, caso a negociação com a Activision seja de fato concluída.

Lembram daquele “convite” feito pela dona do Windows à PlayStation para assinar uma parceria de dez anos para ter CoD nos seus consoles? Foi exatamente isso o que Nintendo e NVIDIA aceitaram. Os jogos da série já foram confirmados no Switch e no GeForce Now – de novo, se tudo der certo para os envolvidos. Brad Smith, presidente da Microsoft, falou sobre o assunto em apresentação na Bélgica.