Notícias

Patente para o PlayStation VR promete “experiências realistas”

Tecnologia permitiria a "recriação virtual" do usuário em realidade virtual

por Raphael Batista
Patente para o PlayStation VR promete

Uma nova patente relacionada ao PlayStation VR foi descoberta pelo site MP1st no portal de patentes dos Estados Unidos (USPTO). O documento sugere a intenção da companhia em oferecer uma “experiência realista” através de um recurso de rastreio da face do usuário – chamado de Tracking VR.

A descrição da tecnologia tenta esclarecer um pouco mais como funcionaria o processo: o recurso capturaria imagens da boca e nariz do usuário a fim de detectar o movimento ocular. Dessa forma, outros jogadores conseguiriam ver um avatar do jogador principal do PSVR que imitaria seus movimentos e expressões faciais.

A face virtual inclui movimento ocular virtual obtido a partir do olhar do usuário e movimento virtual da boca obtido a partir das referidas imagens capturadas. O método inclui a apresentação de um avatar do usuário na cena com a face virtual. O avatar do usuário pode ser visualizado por outro usuário que tenha acesso para visualizar a cena VR a partir de uma perspectiva que permite a visualização do avatar com a face virtual do usuário.

1

O MP1st relembrou muito bem que outras empresas já tentaram ou estão no processo de desenvolver tal tecnologia. A marca Veeso, por exemplo, publicou um vídeo em 2016 onde expressava exatamente a mesma ideia, mas o projeto foi cancelado pouco tempo depois do anúncio. Atualmente, o Facebook tem investido no conceito.

Gostou dessa nova possibilidade para o PlayStation VR?