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Prática de “crunch” na Naughty Dog é criticada por ex-funcionário

Um funcionário chegou a ser hospitalizado por trabalhar muito.

por Vinícius Paráboa
Prática de

Se a Naughty Dog é conhecida e exaltada pela criação de games como Uncharted e The Last of Us, também tem certa fama quando o assunto é a exaustiva carga horária de seus funcionários. E pelo visto, a prática de “crunch” veio à tona mais uma vez na empresa.

Em artigo publicado no Kotaku, o jornalista Jason Schreier expôs uma história que teria acontecido no estúdio. O relógio marcava 9 horas da noite quando um cano de metal caiu próximo às mesas de trabalho dos devs. Uma equipe de construtores trabalhava no andar superior, mas os produtores ainda não haviam terminado sua jornada diária e quase se machucaram.

Ao ler o artigo, um ex-funcionário da Naughty Dog, Jonathan Cooper, usou o Twitter para falar sobre o “crunch” e como isso afetou alguns funcionários da desenvolvedora.

A verdade é que eu não tenho nenhuma história sobre crunch. Os ‘animadores de história’, como éramos conhecidos, tinham uma média de 46 horas semanais e eu mesmo, nunca fiz mais de 55. No entanto, isso não quer dizer que outras pessoas não estavam sofrendo.

Cooper explicou que para finalizar o gameplay mostrado em setembro de 2019, alguns animadores tiveram de fazer muitas horas extras para cumprir o prazo. Um deles chegou a ser hospitalizado.

Para a demo mostrada em setembro, os animadores de gameplay fizeram o maior crunch que já vi e precisaram de semanas para se recuperarem. Um bom amigo meu foi hospitalizado pela carga de trabalho pesada. Ainda tinha mais de meio ano pela frente. Surgiram outros desde então.

Por fim, ele explicou sua razão em deixar a Naughty Dog. Segundo o ex-funcionário, ele “queria trabalhar com os melhores” e isto já não acontece mais no estúdio da Sony.

A razão pela qual eu saí é porque eu só quero trabalhar com os melhores. Isto não é mais a Naughty Dog. A reputação deles com crunch em Los Angeles é tão ruim que era quase impossível contratar animadores de game e fechar o projeto (The Last of Us Part II). Por isso, acabaram trazendo animadores de filme.

“Crunch”, para quem não sabe, se refere ao período quando os produtores vão ao máximo de suas capacidades para terminar o produto dentro do prazo limite. A discussão acerca do assunto já tomou os holofotes em outras ocasiões. O estúdio Obsidian, por exemplo, já se disse contra a prática.