Notícias

Naughty Dog celebra 10 anos de Uncharted 3 com relatos dos bastidores

Uncharted 3 contava com uma equipe "pequena", segundo a Naughty Dog

por Valdecir Emboava
Naughty Dog celebra 10 anos de Uncharted 3 com relatos dos bastidores

Nem parece, mas há uma década a Naughty Dog lançava um dos maiores sucessos do PlayStation 3: Uncharted 3: Drake’s Deception. No site oficial, o estúdio celebrou os dez anos da terceira aventura de Nathan Drake, ao revelar detalhes dos bastidores da produção.

Hoje marca o aniversário de 10 anos do lançamento de Uncharted 3: Drake’s Deception! Obrigado aos fãs e jogadores que se juntaram a nós na aventura caminhando pelo deserto com Nathan!

Segundo os relatos do presidente, Evan Wells, e do vice-presidente, Christian Gyrling, o terceiro game contava com uma “equipe muito pequena e fragmentada”. Gyrling também relembra que o título estava quase pronto para ser lançado, mas “começou a apresentar falhas”.

Tínhamos mandado a maior parte da equipe para casa para jogar, pois estávamos a apenas alguns dias de enviar a versão final para a Sony para fabricação. Depois de algumas horas de jogo, ele começou a apresentar falhas, que ficaram cada vez piores.

Eu me apavorei e, na manhã seguinte, entrei no escritório de Evan dizendo: “não podemos lançar o jogo assim”.

O vice-presidente continua o relato dizendo que discutiu com dois programadores como consertariam os problemas. “Aplicamos as correções e enviamos Uncharted 3 com essas otimizações críticas de bugs apenas 2 dias depois“, lembrou.

Uncharted 3
(FONTE: reprodução/Naughty Dog)

Wells relembrou da ocasião onde o multiplayer de Uncharted 3 seria mostrado à imprensa. O lugar da apresentação tinha uma internet “T1” e o estúdio julgou que fosse algo “muito rápido”. Por fim, poucos minutos antes da sessão com os jornalistas, eles descobriram que o termo representava uma velocidade de apenas “1,44mbs”.

Quando chegamos lá e configuramos, nada funcionava. Não conseguíamos descobrir qual era o problema. A imprensa chegaria a qualquer minuto e não podíamos jogar uma partida. Descobrimos que o problema era que estávamos transmitindo muitos dados.

Christophe [Balestra] começou a tentar furiosamente reescrever o código do servidor de back-end enquanto a imprensa chegava na sala ao lado, enquanto tínhamos programadores no escritório correndo para enviar uma versão atualizada do multiplayer. No fim, o código atualizado chegou minutos antes do início do evento.

Compare a cena do avião de Uncharted 3 e do filme produzido pela Sony

Filme de Uncharted
(FONTE: reprodução/Naughty Dog)

O filme de Uncharted também está no forno e traz cenas icônicas de Drake’s Deception, inclusive aquela do avião onde Nate fica pendurado no ar em um monte de caixotes. Confira!