Notícias

Microsoft vence processo contra FTC e fica próxima de adquirir a Activision Blizzard

Juiz bloqueou intenção do FTC em impedir a fusão entre as empresas

por André Custodio
Microsoft vence processo contra FTC e fica próxima de adquirir a Activision Blizzard

A juíza Jaqueline Scott Corley negou o pedido de liminar do FTC e decretou a vitória da Microsoft no caso pela aquisição da Activision. Com isso, a fabricante do Xbox está a um passo de assegurar a fusão com a publisher.

Após cinco dias de testemunhos, a Microsoft venceu o processo antitruste iniciado pelo Federal Trade Commission. Dessa forma, resta apenas convencer o regulador britânico (CMA) para garantir a aquisição — embora o FTC ainda possa apelar em, no máximo, três dias.

Leia abaixo a decisão proferida pela juíza:

A aquisição da Activision pela Microsoft foi descrita como a maior da história da tecnologia. Merece escrutínio. Esse escrutínio valeu a pena: a Microsoft se comprometeu por escrito, em público e no tribunal a manter Call of Duty no PlayStation por 10 anos em paridade com o Xbox.

Ela fez um acordo com a Nintendo para trazer Call of Duty para o Switch. E fez vários acordos para trazer pela primeira vez o conteúdo da Activision para vários serviços de jogos em nuvem. A responsabilidade deste Tribunal neste caso é estreita.

É para decidir se, apesar dessas circunstâncias atuais, a fusão deve ser interrompida — talvez até encerrada — enquanto se aguarda a resolução da ação administrativa do FTC.

Pelas razões expostas, o Tribunal considera que o FTC não demonstrou probabilidade de prevalecer em sua alegação de que essa fusão vertical específica nesse setor específico pode diminuir substancialmente a concorrência.

Pelo contrário, a evidência recorde aponta para um maior acesso do consumidor a Call of Duty e outros conteúdos da Activision. Assim, REJEITA-SE o pedido de liminar.

Agora, a decisão estabelece que o acordo pode ser fechado antes do prazo máximo em 18 de julho. No momento, a Microsoft está em apelação em relação ao bloqueio da proposta de compra determinado pelo CMA.

call of duty
Fonte: Activision

Decisão é celebrada por membros da Microsoft

Figuras notáveis da Microsoft e do Xbox foram às redes comemorar a decisão da juíza. Em comunicado (via The Verge), Bobby Kotick, CEO da Activision, celebrou o momento e reforçou o potencial da indústria de games.

Nossa fusão beneficiará consumidores e trabalhadores. Isso permitirá que a concorrência favoreça o trabalho de líderes de mercado arraigados em continuar a dominar nossa indústria em rápido crescimento.

Phil Spencer, chefe do Xbox, também postou uma mensagem em seu perfil pessoal. Segundo ele, o compromisso em unir a comunidade de jogadores segue como prioridade para a marca de games.

Primeiro tweet — Estamos gratos ao tribunal por decidir rapidamente a nosso favor. As evidências mostraram que o acordo com a Activision Blizzard é bom para a indústria e as alegações oa FTC sobre troca de console, serviços de assinatura de vários jogos e nuvem não refletem a realidade do mercado de jogos.

Segundo tweet — Desde que anunciamos este acordo pela primeira vez, nosso compromisso de trazer mais jogos para mais pessoas em mais dispositivos só aumentou. Assinamos vários acordos para tornar os jogos da Activision Blizzard, os jogos originais do Xbox e o Game Pass disponíveis para mais jogadores do que hoje.

A longa novela parece estar prestes a chegar ao fim.

O que você achou dessa determinação? Deixe sua opinião nos comentários?