Notícias

Em 2019, Microsoft iniciou projeto para comprar a Square Enix

Uma das maiores parceiras third-party da Sony quase foi parar na concorrência

por Jean Azevedo
Em 2019, Microsoft iniciou projeto para comprar a Square Enix

Durante o julgamento pela aquisição da Activision Blizzard por parte da Microsoft que está ocorrendo nos EUA, um documento da dona do Xbox comprovou um interesse na aquisição da Square Enix. A informação apareceu durante uma nova sessão na Federal Trade Comission, na quarta-feira (28).

O plano era chamado “Project Phoenix”, começou em 2019 e seria essencial para a publisher ganhar espaço no Japão, onde a PlayStation e a Nintendo aparecem como opções dominantes.

O foco da empresa era ter os direitos sobre Kingdom Hearts, Dragon Quest e Final Fantasy. 

demo de final fantasy xvi

A intenção era levar essas grandes franquias para fortalecer o Game Pass. Com a editora dentro do ecossistema da Microsoft, o desenvolvimento dos games teria maior preferência para o Xbox Series X|S.

No final das contas, a companhia comercializou sim uma parte de seus estúdios, mas para o Embracer Group — Crystal Dynamics, Eidos-Montréal e Square Enix Montréal. O conglomerado inclusive passou a ter direitos sobre as franquias Deus Ex, Tomb Raider e Legacy of Kain.

Exclusivo da Square Enix para PS5, Final Fantasy XVI se destaca nas vendas

Seguindo como uma das maiores parceiras third-party da Sony, a Square Enix lançou Final Fantasy XVI exclusivamente no PS5 e o RPG de ação teve muito sucesso nas vendas. O desempenho o colocou como um dos principais destaques da line-up da plataforma. Saiba o motivo!