Notícias

Mercado dos games deve crescer e gerar US$ 189 bilhões em 2024

Empresa especializada de análise indica que indústria vai continuar crescendo, mesmo com dificuldades

por Thiago Barros
Mercado dos games deve crescer e gerar US$ 189 bilhões em 2024

Se, por um lado, há previsões sobre demissões e encerramento de estúdios, por outro existe uma boa expectativa de crescimento no mercado dos games. O site Games Industry publicou, nesta terça-feira (23), uma análise da empresa especializada Newzoo com as projeções para a indústria em 2024, e elas são bem positivas em termos de arrecadação.

De acordo com o estudo, é bem provável que sejam gerados cerca de US$ 189 bilhões com jogos eletrônicos ao longo do ano, representando um crescimento de US$ 5 bilhões em relação a 2023 – que foi um período bastante tímido para o ramo. E os consoles devem impulsionar bastante esta retomada.

“Um dos principais impulsionadores de crescimento este ano será a base em constante crescimento das gerações Xbox Series e PlayStation 5. Embora o catálogo de lançamentos deste ano seja menos impressionante do que o calendário absolutamente recheado de grandes sucessos tão aguardados em 2023, os jogos de serviço ao vivo e as vendas de jogos do catálogo anterior impulsionarão o crescimento no segmento”, diz a Newzoo.

A previsão, porém, é de que 2024 seja um ano de planejamento estratégico bem definido, sem tempo para grandes inovações. Nada de novas IPs ou apostas muito arriscadas, mas sim novas versões de títulos que já deram muito certo – como Assassin’s Creed, por exemplo.

Inteligência artificial não deve mudar muito o mercado dos games neste ano

Algo que vem gerando polêmica no mercado dos games é o uso da inteligência artificial no desenvolvimento de jogos. Segundo a firma, porém, isso não deve afetar muito as previsões comerciais positivas para a temporada.

“Em meio a toda a controvérsia, muitos estúdios já estão utilizando ferramentas de inteligência artificial (IA). O uso delas continuará a aumentar para aprimorar a eficiência nos próximos anos. No entanto, a tecnologia não terá um impacto significativo na produção em larga escala de jogos em 2024. Pode estar avançando a velocidades sem precedentes, mas em 2024, a maioria dos casos de uso será seletiva e já comprovada”, completa a companhia.