Notícias

Previsões de especialistas para 2024 têm novos consoles, IA e crise

PlayStation 5, Nintendo Switch 2 e assuntos polêmicos devem dominar as manchetes no ano

por Thiago Barros
Previsões de especialistas para 2024 têm novos consoles, IA e crise

Ano novo, vida nova, consoles novos? As previsões dos especialistas da indústria gamer para 2024 são de que Nintendo Switch 2 e PlayStation 5 Pro roubem a cena, além de certos temas um pouco mais polêmicos – como o aumento do uso da inteligência artificial, as demissões de desenvolvedores e, claro, aquisições de estúdios.

Em seu tradicional artigo de virada de ano, o site Games Industry, especializado justamente no “business” dos jogos eletrônicos, ouviu pessoas importantes do ramo para listar quais são os principais temas que devemos ter atenção nos próximos 12 meses.

Lisa Cosmas Hanson da Niko Partners, Karol Severin da Midia Research, Dr. Serkan Toto da Kantan Games e Piers Harding-Rolls da Ampere Analysis, além de Tom Wijman, analista líder de jogos da Newzoo, foram os convidados para o especial. Confira abaixo os principais assuntos abordados:

  • Deve haver atualizações de consoles neste ano. A Nintendo deve lançar o Switch 2 e a Sony aposta no PS5 Pro;
  • O uso da inteligência artificial como ferramenta de desenvolvimento deve se intensificar – apesar das polêmicas sobre o tema;
  • Os jogos como serviço não devem mais ter tanto foco, pelas empresas terem entendido que este modelo está um pouco saturado;
  • A Microsoft deve fazer um grande investimento na área de jogos para dispositivos móveis;
  • Pelo menos uma grande aquisição, na casa do bilhão de dólares, pode acontecer;
  • O mercado de games deve crescer cerca de 2,5% em 2024;
  • Os esports devem ver uma redução de investimento, com exceção da Arábia Saudita, que vem demonstrando sua força financeira também neste ramo;

E você, o que espera do ano de 2024 nos games? Conte pra gente nos comentários!

Novos consoles: PS5 Pro pode ter desempenho 60% superior

Diversos insiders disseram ter escutado nos bastidores que o console aprimorado da atual geração contará com um desempenho até 60% superior ao original e estrear em 2024.

Tom Henderson, do Insider Gaming, explicou que internamente o projeto é tratado como Trinity. Esse nome se dá a um conjunto de três tecnologias: o rápido poder do SSD, uma maior aceleração no processamento do ray tracing e o upscaling de resolução.

Leia mais sobre o suposto PS5 Pro, que promete liderar a nova era de consoles, clicando aqui.