Mercado de games já teve quase sete mil demissões em 2024
Primeiros meses deste ano estão sendo movimentados para estúdios e publishers
Durante as primeiras semanas de 2024, a indústria está sendo bombardeada por notícias infelizes. Apenas neste ano, o mercado de games sofreu quase 7.000 demissões, que envolveram tanto estúdios de jogos quanto publishers.
Nesta terça-feira (27), um comunicado da Sony Interactive Entertainment revelou que 900 funcionários de vários estúdios da PlayStation Studios, espalhados ao redor do mundo, serão dispensados. Enquanto isso, no final de janeiro, a Microsoft anunciou quase 2.000 encerramentos de contratos.
Outros nomes de peso do mercado de games envolvidos com a onda são Twitch (500), Unity (1.800) e Discord (170). E recentemente, a Supermassive, de Until Dawn, cortou o emprego de 90 pessoas e se reuniu com a Eidos Montreal (97) e e SEGA of America (61).
Em janeiro deste ano, uma pesquisa realizada na Alemanha indica que as projeções para 2024 não são boas (via Forbes). Apesar de ter sido voltada para o mercado local, ela revelou um pessimismo dos desenvolvedores com o cenário atual — apenas 12% dos entrevistados crê em um ano positivo.
Demissões da Sony afetam grandes estúdios
As 900 demissões anunciadas pela Sony envolvem grandes estúdios PlayStation. Nomes como Insomniac, Naughty Dog, Guerrilla Games e Firesprite foram afetadas diretamente, mas o maior impacto foi para a London Studio. Clique aqui para saber mais.