Máscara gamer da Razer não possui certificação N95, mas foi vendida como se tivesse
Após crítica de youtuber contratada pela fabricante, especificações foram removidas do site oficial
A Zephyr, máscara gamer da Razer divulgada como se tivesse o padrão N95, na verdade, não possui a certificação. Naomi Wu, youtuber chinesa, alertou sobre a descrição da máscara à empresa e, após eles terem somente removido a descrição do site oficial, ela não acha que fizeram o suficiente para garantirem a segurança dos consumidores.
Quando anunciados como “acessórios com respiradores cirúrgicos N95”, os produtos surgiram como mais uma opção de proteção contra o vírus da COVID-19. Após um tempo, uma série de críticas em relação à real porcentagem de eficácia divulgada pela fabricante começaram a surgir.
A Razer apenas removeu as menções à N95 da descrição de forma silenciosa, revoltando muitas pessoas. Inclusive, o padrão foi até citado no vídeo de revelação da Project Hazel. Confira:
Agora, as máscaras são vendidas como “purificadores de ar” com eficiência de 99% na filtragem de bactérias. No Twitter, a fabricante ressaltou, após as mudanças no site, que suas máscaras “não são dispositivos médicos, respiradores, máscaras cirúrgicas ou equipamentos de proteção individual (EPI) e não devem ser usadas em ambientes médicos e clínicos”.
Com essas alterações na surdina revoltando as pessoas, as críticas de Wu ganharam repercussão. Suas cobranças renderam uma thread extensa de informações no Twitter, onde ela concluiu da seguinte forma:
É absolutamente essencial que:
- A Razer não lucre com essa tentativa de fraude;
- Removam as máscaras do mercado aguardando uma reformulação completa;
- Emitam uma declaração clara do motivo da remoção;
- Que os meios de comunicação que divulgaram, falem sobre o seu recall de forma detalhada.
A principal preocupação da criadora de conteúdo é o fato de muitas pessoas terem comprado o dispositivo para se sentirem seguras e, na verdade, não se tratar de um EPI. As máscaras estão sendo vendidas no mundo todo, inclusive no Brasil.
O que é o padrão N95 não cumprido pelas máscaras da Razer?
De acordo com o site da Fiocruz, a classificação N95 (EUA) é equivalente à PFF2 no Brasil e apresenta nível de proteção mínimo de filtração de 95% — altamente recomendada para prevenção à COVID-19. Dessa forma, elas proporcionam uma vedação adequada à face do usuário, retendo gotículas e contendo a transmissão de vírus.