Notícias

Guerrilla confirma retorno de máquinas de Zero Dawn em Horizon Forbidden West

Máquinas como os Vigias e as Bocarras estarão na sequência. Guerrilla também detalha mecânicas e máquinas novas da sequência

por Vinícius Paráboa
Guerrilla confirma retorno de máquinas de Zero Dawn em Horizon Forbidden West

A Guerrilla Games trouxe uma série de detalhes sobre Horizon Forbidden West nesta segunda-feira (08). O estúdio confirmou a presença de algumas máquinas de Horizon Zero Dawn na sequência, bem como abriu o jogo quanto aos inimigos inéditos que Aloy enfrentará.

Através do PlayStation Blog, Bo de Vries, diretor de comunidade da desenvolvedora, diz que os jogadores podem esperar velhos conhecidos no novo game. Os “Vigias” (terópodes patrulhadores) ou as “Bocarras” (crocodilos gigantescos) se farão presentes no Oeste Proibido.

Os "Vigias" de Horizon Zero Dawn estarão em Horizon Forbidden West
Os “Vigias”, de Horizon Zero Dawn, estarão no novo jogo (Foto: Reprodução/Guerrilla Games)

Traçando um paralelo entre Horizon Zero Dawn e Horizon Forbidden West, Blake Politeski, designer de máquinas, fala sobre um monstro inédito no título: o Heliodo. De acordo com ele, esse inimigo é um pássaro maior que o Falquino.

Vamos expandir esse catálogo com Horizon Forbidden West. Por exemplo, queríamos uma máquina voadora um pouco maior que o Falquino, o que resultou no Heliodo — mas ele ainda precisava de um lugar e uma função no mundo. Estudamos vários répteis voadores e aves primitivas atrás de inspiração, e desenvolvemos o conceito das asas coletando energia solar durante tempo ensolarado. Por sua vez, isso criou uma dinâmica de jogo interessante: os Heliodos ficarão vulneráveis ao coletar energia solar, mas também ficam mais alertas a predadores potenciais quando estão ociosos.

Politeski também afirma que as haverá “múltiplas formas” de derrotar as máquinas na sequência. Não só isso, mas Aloy terá mais mecânicas de movimento para ajudá-la na caça a esses seres selvagens.

As máquinas em Forbidden West são mais móveis em quase todas as formas imagináveis — pulando, nadando, escalando superfícies… Por conta disso, Aloy terá que acompanhá-las, então temos novas mecânicas de movimento para ajudá-la. Também estamos dando mais atenção à habilidade de Aloy de examinar e planejar confrontas antes de iniciá-los, além da capacidade dela de escapar se os planos derem errado.

A Guerrilla explica que o game dará dicas para Aloy prever os movimentos dos monstros. Certas dicas de áudio deixarão claro quando esses adversários estão ociosos ou prontos para atacar. No port de PS5, o “Áudio 3D” trará ainda mais precisão nesse quesito.

Tremodontes em Horizon Forbidden West

Em maio, a Sony revelou um trailer de jogabilidade, que mostrava um dos novos inimigos do título: os Tremodontes. Eles são espécies de mamutes, que usam presas para atacar em um curto alcance, além de terem armas elementais.

De acordo com Politeski, o monstro foi inspirado em torres de cerco medievais. Os inimigos humanos estarão montados nesses elefantes de guerra, o que dificultará ainda mais a vida da protagonista ruiva.

Ele me lembra de uma mistura de elefantes de guerra e uma imensa torre de cerco que usavam para atacar fortalezas medievais: difícil de destruir, lento e com muito poder de fogo. Isso gerou a ideia do Tremodonte, muito blindado mas bem lento, uma força quase imparável. Em Horizon Forbidden West, facções inimigas humanas podem controlar máquinas, então foi natural combinar as duas coisas e criar a nossa versão do “elefante de guerra”, com uma plataforma para humanos atirarem em Aloy.

Nem todas as máquinas são ruins…

Converter máquinas era uma das mecânicas mais memoráveis de Horizon Zero Dawn. Pois bem, ela estará de volta na sequência. Aloy conseguirá se aliar a esses monstros, para usá-los como montarias, por exemplo. Maxim Fleury, chefe de recursos de arte, explica:

Aloy pode, parecido com o que fazia em Horizon Zero Dawn, converter as máquinas e lutar com elas ao lado delas. Desta vez, também temos mais montarias para explorar e cavalgar — você viu Aloy no Garraveloz no trailer de jogabilidade.

Finalizando, Politeski diz que certas máquinas ajudarão a protagonista “incidentalmente”. Elas podem mostrar o caminho até recursos valiosos, para a ruiva encontrar aquele loot de respeito.

Algumas máquinas também poderão ajudar Aloy incidentalmente. Se uma máquina estiver procurando recursos que Aloy deseja, ela pode mostrar o caminho até um depósito. Além disso, com a conversão, Aloy agora pode controlar parte do comportamento das máquinas, colocando-as em estados agressivos ou defensivos.

Horizon Forbidden West será lançado no dia 18 de fevereiro para PS4 e PS5. Ansioso? Comente abaixo!