Notícias

Level-5, de Ni No Kuni, pode estar de saída do mercado ocidental

Novos lançamentos do estúdio podem ser centralizados no Japão, sem versões adaptadas para o Ocidente

por Vítor Amorim Heringer
Level-5, de Ni No Kuni, pode estar de saída do mercado ocidental

O estúdio Level-5, conhecido pelas franquias de Ni No Kuni e Yo-kai Watch, está em processo de fechamento das suas operações na América do Norte e de saída de todo o mercado ocidental, de acordo com o site Gamesindustry.biz. O foco agora seriam os lançamentos somente no Japão, sem previsão de disponibilizar futuros jogos fora do território japonês.

Segundo a reportagem, a Level-5 International America e a subdivisão Level-5 Abby começaram a encerrar as operações em 2019. Uma fonte disse que cerca de 10 funcionários de cada empresa foram demitidos sem qualquer razão e que apenas um ou dois estão mantendo as atividades principais, enquanto finalizam todos os procedimentos para centralizar o funcionamento no Japão. Além disso, foram dados “todos os indícios” de que as empresas chegariam ao fim.

As redes sociais da Level-5 International America estiveram abandonadas por quase dois anos. Um post foi publicado no dia 9 de julho deste ano sobre a falta de compatibilidade do jogo Layton Brothers Mystery Room com o Android 10. Desde essa data, não teve mais publicações, indicando que não pretendem manter as redes atualizadas da conta ocidental do estúdio.

As informações não foram oficializadas pela Level-5, então trate com cautela. Espera-se um posicionamento da empresa a cerca da matéria da Gamesindustry.biz, a fim de tirar todas as dúvidas sobre o encerramento das operações na América do Norte.

Lançamentos da Level-5 no mundo ocidental

A desenvolvedora lançou Snack World: The Dungeon Crawl, em fevereiro deste ano, e Yo-Kai Watch 3 em fevereiro de 2019, ambos em plataformas da Nintendo. Uma versão ocidental do Yo-kai Watch 4 foi anunciada em julho de 2019, mas não teve mais informações até esse momento. Já o Inazuma Eleven: Heroes ‘Great Road teve a edição adiada para 2021, em meio a muitas incertezas se realmente chegará ao mercado ocidental.

Enquanto isso, a franquia Ni No Kuni teve seus dois jogos lançados no Ocidente, com um terceiro título já em desenvolvimento, mas que, agora, também vira dúvida se estará presente fora do Japão.