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CEO da Level-5 explica atrasos e promete foco na qualidade

A Level-5, conhecida por títulos como Yo-Kai Watch e Inazuma Eleven, está tentando reconquistar a confiança dos fãs

por Thiago Barros
CEO da Level-5 explica atrasos e promete foco na qualidade

A Level-5, conhecida por títulos como Yo-Kai Watch e Inazuma Eleven, está tentando reconquistar a confiança dos fãs após anos de lançamentos adiados e anúncios antecipados demais. Com o sucesso recente de Fantasy Life i: The Girl Who Steals Time, que ultrapassou 1 milhão de cópias vendidas em poucas semanas, a empresa voltou aos holofotes — e junto veio a cobrança.

Em uma entrevista recente, o CEO da Level-5, Akihiro Hino, falou abertamente sobre os recorrentes adiamentos nos jogos do estúdio e como isso se tornou uma espécie de “marca registrada” da companhia nos últimos anos.

Segundo Hino, o estúdio mudou sua abordagem após o ciclo frenético de lançamentos da série Yo-Kai Watch, onde a pressão por manter o ritmo acabava impactando a qualidade dos jogos. Agora, a prioridade é garantir que tudo esteja no ponto antes de colocar um jogo nas prateleiras — mesmo que isso leve mais tempo do que o planejado.

“A política da empresa hoje é: vamos refinar o jogo por completo, custe o que custar, mesmo que sejamos criticados pelos atrasos”, afirmou Hino. “Quando definimos uma data, é porque realmente acreditamos que podemos concluir o projeto naquele prazo.”

Ainda assim, o CEO reconhece que nem sempre os cronogramas seguem o esperado. Muitas falhas e problemas de design só ficam evidentes quando uma versão inicial do jogo já está pronta. Às vezes, essa primeira versão mostra que o game não é tão divertido quanto se imaginava — o que obriga a equipe a dar alguns passos para trás no desenvolvimento.

Diretor de Level-5 falou sobre anúncios de jogos

E por que não anunciar só quando estiver tudo pronto? Hino explica que não é tão simples assim, especialmente com franquias multiplataforma como Yo-Kai Watch e Inazuma Eleven, que envolvem parcerias com empresas de anime, brinquedos e outros produtos.

“Se a gente espera demais para anunciar, corre o risco das parceiras seguirem por outros caminhos. Isso já aconteceu antes, e tivemos problemas”, contou. “Hoje preferimos anunciar quando temos confiança de que o lançamento vai acontecer em um prazo razoável.”

Com essa nova filosofia, a Level-5 parece determinada a entregar jogos mais bem-polidos, mesmo que isso signifique pedir um pouco mais de paciência dos fãs. Se Fantasy Life i for sinal do que está por vir, talvez a espera valha mesmo a pena.