Notícias

Militares dos EUA treinam leões-marinhos com videogames e eles são melhores que você no gameplay

Animais têm sua capacidade cognitiva desenvolvida a partir dos jogos e não se frustram com a derrota

por André Custodio
Militares dos EUA treinam leões-marinhos com videogames e eles são melhores que você no gameplay

Para quem duvidava que algo do tipo pudesse acontecer, militares da Marinha norte-americana estão treinando leões-marinhos para jogar videogame. Estratégia de um novo programa de pesquisa, a iniciativa mostra como esses animais podem ter suas capacidades cognitivas aprimoradas.

Segundo reportagem do GameSpot, os animais aquáticos são objetos de estudo do sistema Enclosure Video Enrichment (EVE). Ele consiste em uma ferramenta baseada em um conjunto de botões, onde é preciso ativá-los para cumprir objetivos de forma bastante simplificada, em termos comparativos.

Além de estimular as técnicas de reconhecimento e de recuperação de leões-marinhos, os militares buscam oferecer o maior suporte possível aos animais. Assim, acredita-se que é possível deixá-los felizes e engajados a partir de um plano de incentivo à inteligência ao jogar videogame.

Kelley Winship, pesquisador principal do projeto, diz que esses mamíferos têm vantagens gamer relacionadas aos humanos. De acordo com ele, as criaturas do mar conseguem jogar algo relativamente complexo e não se frustram caso estejam perdidas nas missões. “Você realmente não vê um leão-marinho zombando e jogando o controle no chão”, acrescenta.

leão marinho em programa para jogar videogame
Fonte: GameSpot

Você pode saber um pouco mais sobre o estudo clicando aqui.

Jogar videogame pode ser prejudicial, diz presidente do Brasil

Em discurso recente, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a tecer críticas sobre a indústria gamer no Brasil. Segundo ele, ela estaria incentivando jovens a jogar videogames violentos e teria relação com ações de ódio, como os casos de genocídios em escolas. Clique aqui para saber mais.