Notícias

Presidente do Brasil faz discurso contra videogames

Chamando jogos de "porcarias", Lula diz que não existem games que ensinem sobre "amor"

por André Custodio
Presidente do Brasil faz discurso contra videogames

Durante reunião com ministros, governadores e chefes dos Poderes realizada nesta terça-feira (18), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou duramente os jogos eletrônicos. Ao chamar os games de “porcarias”, ele os associou com “violência” e “morte”, afirmando não haver nenhum que fale sobre “amor”.

A conferência houve como uma forma de tornar pauta tanto o discurso de ódio quanto as ações agressivas ocorridas nas redes sociais. Em tom de alerta, Lula comentou sobre a dificuldade em enfrentar a violência, mesmo com centenas de perfis suspeitos sendo removidos de plataformas virtuais nos últimos dez dias.

Presidente do Brasil faz discurso antigames

Porém, o que chamou a atenção foi a fala emitida pelo presidente do Brasil, contrária aos games e às propostas que os estúdios vêm oferecendo às crianças e adolescentes. Segundo ele, esses títulos não estimulam a “educação” e serve apenas para ocupar a rotina dos mais jovens com temas sobre comportamentos agressivos.

Quando meu filho tem 4 anos e ele chora, o que eu faço para ele? Dou logo um tablet para ele brincar. Ensino logo um joguinho. Não tem jogo, não tem game falando de amor. Não tem game falando de educação. É game ensinando a molecada a matar. É cada vez muito mais mortos do que na Segunda Guerra Mundial. É só pegar o jogo da molecada, o meu filho, o filho de cada um de vocês. O meu neto, o neto de cada um de vocês (…) Eu duvido que tenha um moleque de 8, 9, 10,12 anos, que não esteja habituado a passar grande parte do tempo jogando essas porcarias.

Confira abaixo o vídeo da reunião, no momento da fala do presidente do Brasil:

O que você achou sobre essa fala de Lula? Acredita que ele está com a razão em se preocupar com os games? Comente!