Notícias

Kojima recusou Xbox: Sony não tinha exclusividade em Metal Gear Solid 4

Revelação foi feita por ex-funcionário da Kojima Productions em entrevista para livro

por Thiago Barros
Kojima recusou Xbox: Sony não tinha exclusividade em Metal Gear Solid 4

O senso comum, entre comunidade e até parte da indústria, até hoje era de que Metal Gear Solid 4 era um jogo exclusivo de PlayStation 3 devido a um acordo entre Sony e Konami ou Kojima Productions. Pois bem, parece que isso nunca existiu. De acordo com Ryan Payton, ex-funcionário da KojiPro, foi o próprio Hideo Kojima que descartou levar o game ao Xbox.

A revelação foi feita em uma entrevista para o autor Steven L. Kent, que a publicou em uma espécie de enciclopédia da história dos games – chamada de “The Ultimate History of Video Games Volume 2”. Segundo Payton, a decisão foi meramente técnica.

“O que todo mundo achava era que a Sony tinha um contrato de exclusividade, mas não. Se o Kojima quisesse levar o jogo pro Xbox 360, teria sido aprovado, mas ele ainda não estava pronto para isso”, explicou.

O próprio Kojima falou sobre o assunto quando a Metal Gear Solid: Legacy Collection foi anunciada para PS3. Segundo ele, MGS4 não fora lançado no Xbox 360 pelo tamanho do jogo. Como o console da Sony tinha discos Blu-Ray, era mais fácil fazer tudo caber neles. Para o da Microsoft, seriam necessários cerca de sete discos de DVD tradicional.

O próximo passo de Kojima: Death Stranding 2?

Ao que tudo indica, o próximo passo de Kojima será mais um exclusivo (temporário) para PlayStation: a sequência de Death Stranding. Depois de Norman Reedus praticamente confirmar Death Stranding 2 em uma entrevista recente, Hideo fez uma publicação “curiosa” no Twitter. Saiba mais aqui.