John Madden, ex-técnico que dá o nome à franquia Madden NFL, falece aos 85 anos
Ícone do futebol americano se tornou famoso como técnico do Oakland Raiders e como comentarista das transmissões da NFL
John Madden, lenda do futebol americano, faleceu na última terça-feira (28) aos 85 anos. O ícone do esporte mais famoso dos EUA dá seu nome à franquia Madden, da Electronic Arts. Ele se tornou famoso como técnico do Oakland Raiders (atual Las Vegas Raiders), quando venceu o Super Bowl XI, e como comentarista das transmissões da NFL para emissoras de televisão.
A notícia da sua morte foi confirmada pela própria National Football League, em seu Twitter oficial. A causa do falecimento não foi divulgada.
The NFL is saddened to share the passing of the legendary John Madden. He was 85. pic.twitter.com/MxLFYLfY8k
— NFL (@NFL) December 29, 2021
A NFL está triste em compartilhar o falecimento do lendário John Madden. Ele tinha 85 anos.
A série de jogos Madden tem uma grande história na indústria. O primeiro game foi lançado em 1988, chamado de “John Madden Football”. O nome atual só começou em 1993, a partir de Madden NFL 94.
Vale lembrar que a franquia conquistou um feito memorável: é o único título de esporte a ganhar o prêmio de “Melhor Jogo do Ano”, com Madden NFL 2004, no Spike Game Awards, este considerado o antecessor do The Game Awards.
A própria liga norte-americana reconheceu a marcante série de games com o nome do ex-técnico.
More than a game. ❤️ pic.twitter.com/vtn6HlMj1p
— NFL (@NFL) December 29, 2021
Mais do que um jogo.
O ex-comentarista também faz parte do Hall da Fama do esporte desde 2006, quando foi condecorado por suas conquistas na carreira.
Homenagens para John Madden
No Twitter, diversas páginas de times, nomes importantes do esporte e até a conta oficial da franquia de jogos homenageou o ícone do futebol americano. Confira:
Thanks, Coach pic.twitter.com/jGx8aVdRPj
— Madden NFL 24 (@EAMaddenNFL) December 29, 2021
Hoje, nós perdemos um herói. John esteve em sintonia com o futebol americano por mais de 50 anos. O seu conhecimento do jogo era ultrapassado apenas pelo seu amor por ele, e sua apreciação por todos que já pisaram no campo. Um nobre campeão, um professor disposto e um técnico para sempre. Nossos corações e sentimentos vão todos para a sua família, amigos e milhões de fãs. Ele fará muita falta, sempre lembrado e nunca esquecido.
The Raiders Family is deeply saddened by the passing of the legendary John Madden.
Statement » https://t.co/9Drm7UNvf6 pic.twitter.com/HA0GDGPN46
— Las Vegas Raiders (@Raiders) December 29, 2021
A família Raiders está profundamente triste com o falecimento do lendário John Madden.
Vin Scully, narrador esportivo
I was saddened to hear about the passing of John Madden, at age 85. One the all-time greats, he showed me the ropes during our brief football partnership. He was always kind and delightful. He can now join his former partner, Pat Summerall, in calling Super Bowls in heaven.
— Vin Scully (@TheVinScully) December 29, 2021
Fiquei triste ao saber do falecimento de John, aos 85 anos. Um dos maiores nomes de todos os tempos, ele me mostrou o caminho durante nossa breve parceria no futebol. Ele sempre foi gentil e encantador. Ele agora pode se juntar a seu ex-parceiro, Pat Summerall, ao chamar os Super Bowls no céu.
https://twitter.com/ProFootballHOF/status/1475994604407336962
O mundo do futebol hoje está celebrando a vida de John Madden, um homem cuja paixão implacável pelo jogo e carreira única deixarão uma marca permamente no esporte. Membro da classe de 2006, Madden morreu na terça-feira. Ele tinha 85 anos.
A coaching legend. A broadcasting icon. Beloved by football fans everywhere.
Remembering John Madden. pic.twitter.com/6jbIl1kdZq
— NFL (@NFL) December 29, 2021
Uma lenda como técnico. Um ícone de transmissão. Amado pelos fãs de futebol em todos os lugares.
O MeuPlayStation lamenta profundamente o falecimento de um dos maiores nomes da história do futebol americano. Desejamos nossos sentimentos para a família, amigos e todos os apaixonados pelo esporte.