Listas

Todos os vencedores do GOTY no The Game Awards

It Takes Two é o novato da lista com grandes nomes como The Last of Us Part II, God of War, The Witcher 3 e muito mais

por Vítor Amorim Heringer
Todos os vencedores do GOTY no The Game Awards

Na última quinta-feira (09), o The Game Awards 2021 coroou It Takes Two como o mais novo dos vencedores do GOTY — mais prestigiado prêmio de toda a indústria. O novato agora faz parte de uma selete lista de jogos que conquistaram o direito de ser o “Melhor Jogo do Ano”.

Mas quais são os outros ganhadores da honraria? O MeuPS reuniu todos os vitoriosos desde 2003, quando o The Game Awards era chamado de Spike Game Awards, entre muitas surpresas e merecimento, a lista é a “nobreza” dos games. Confira:

2003 — Madden NFL 2004

1

Sim, um jogo de esporte é o primeiro dos vencedores do GOTY no Spike Game Awards 2003. Madden NFL 2004 fez história e continua como o único do seu gênero o o grande ganhador do prêmio. Na época, foram elogiados os seus recursos completos como um simulador de futebol americano. E a competição foi nada fácil: GTA Vice City, Splinter Cell e Zelda Wind Waker eram os concorrentes ao “caneco”.

2004 — GTA San Andreas

GTA San Andreas PlayStation 2

Clássico é clássico, né? GTA San Andreas é um dos jogos mais conhecidos e jogados de toda a história. O protagonista “CJ” também é ilustre, principalmente com seus memes. O título trouxe grande liberdade no mundo aberto, história emocionante e gameplay viciante. Não deu para Halo 2 e Half-Life em 2004.

2005 — Resident Evil 4

2

Resident Evil 4, um dos mais famosos jogos da popular saga da Capcom, levou merecidamente o prêmio de “Melhor Jogo do Ano” em 2004. Disponível em todos os aparelhos eletrônicos (ironia), é um sucesso até hoje e muito pedem o seu remake para ter uma experiência renovada contra icônicos inimigos e nos cenários tenebrosos do game. God of War e World of Warcraft ficaram para trás esse ano.

2006 — The Elder Scrolls IV: Oblivion

3

Assim como o seu sucessor, The Elder Scrolls IV: Oblivion é um RPG repleto de conteúdo, grande mundo aberto e muitas (coloca muitas nisso) horas de gameplay. Como um “prato cheio” para os amantes de “Role Playing”, o título se tornou um dos vencedores do GOTY em 2006, superando Gears of War e Guitar Hero 2.

2007 — BioShock

Bioshock - capa do jogo - BioShock Isolation em 2022

BioShock não é um dos mais consagrados shooters RPG da indústria por qualquer motivo. O primeiro título da série foi agraciado com o GOTY em 2007, por conta da sua jogabilidade viciante e cenários surpreendentes. Halo 3 e Mass Effect até tentaram bater de frente com o jogo da Irrational Games, mas o vencedor teve grande merecimento.

2008 — GTA IV

4

GTA IV é mais um da franquia da Rockstar na lista de vencedores do GOTY. Muitos o consideram como o melhor da saga, mas, com tantos jogos aclamados, é difícil dizer qual é o melhor. O protagonista Niko Bellic se destaca, juntamente com a história  e gameplay. Desta vez, Fallout 3 e Gears of War 2 ficaram de “mãos abanando” no principal prêmio.

2009 — Uncharted 2: Among Thieves

Imagem de capa do jogo Uncharted 2 com o protagonista Nathan Drake se segurando em um trem para não cair

Uncharted 2: Among Thieves compete com o quarto título da franquia de Nathan Drake pela preferência dos fãs — e não é à toa. A obra possui cenas de ação fulminantes, como a da imagem acima logo no início da aventura. O protagonista está em seu auge como caçador de tesouros, os personagens secundários são excelentes e a narrativa é muito elogiada. Assassin’s Creed II ficou para trás como o GOTY.

2010 — Red Dead Redemption

5

Antes de Arthur Morgan fazer sucesso em RDR 2,  John Marston foi grande nome de Red Dead Redemption, um dos vencedores do GOTY. O game de Velho Oeste chegou ao PS3 com gráficos incríveis para a época, excelente história e gameplay refinado. Mesmo a concorrência com God of War III e Mass Effect 2 foram páreo para o jogo da Rockstar Games.

2011 — The Elder Scrolls V: Skyrim

Skyrim

Tem o que falar de The Elder Scrolls V: Skyrim? O enorme RPG da Bethesda é um marco na indústria com um vasto mundo aberto, história densa, muito conteúdos, jogabilidade “a frente do seu tempo” e muito mais. 2011 não teve para ninguém. O título segue sendo um sucesso até hoje, com a estreia recente de uma versão aprimorada para o PS5.

2012 — The Walking Dead

6

Em 2014, foi a vez de The Walking Dead: The Game se tornar um dos vencedores do GOTY do Spike Game Awards. O título com narrativa interativa é o único do gênero na lista e, claro, ganhou a concorrência sua história magnífica e momentos emocionantes. Muitos acreditavam que Dishonored (Arkane Studios) poderia levar, mas o estúdio de Deathloop apenas levou o prêmio de melhor ação/aventura.

2013 — GTA V

GTA V

GTA V disputou o GOTY 2013 com nada menos que The Last of Us. No entanto, o título da Rockstar mostrou sua qualidade na história, gameplay e visuais para aquele ano. Além disso, segue sendo um dos mais vendidos até hoje, somente atrás de Minecraft entre os games mais vendidos da história.

2014 — Dragon Age Inquisition

Dragon Age Inquisition

Um dos primeiros grandes jogos da geração PS4 e Xbox One, Dragon Age Inquisition mostrou a capacidade gráfica dos consoles para a época e conquistou a todos com seus complexos e viciantes sistemas de RPG. O game foi extremamente elogiado e mereceu o prêmio sem muita concorrência no primeiro ano do The Game Awards.

2015 — The Witcher 3: Wild Hunt

The Witcher 3 no PlayStation Plus

2015 foi o ano do “bruxão”. The Witcher 3: Wild Hunt ganhou o “Jogo do Ano” indiscutivelmente e alçou a CD Projekt RED como uma das principais desenvolvedoras do mundo. História, mundo aberto, imersão, personagens e muito mais garantiram o título.

2016 — Overwatch

Imagem de capa sobre a matéria do crossplay em Overwatch de um dos personagens apontando uma arma

O GOTY 2016 é considerado polêmico. Muitos acreditavam que Uncharted 4, a última aventura de Nathan Drake, levaria o “caneco”. No entanto, Overwatch surpreendeu com sua qualidade e trazendo muitas novidades para o gênero de shooters multiplayer.

2017 — The Legend of Zelda: Breath of the Wild

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

2017 foi um ano dominado pela Nintendo, principalmente por conta do lançamento do Nintendo Switch. O console portátil veio acompanhado de The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Mario Odyssey, os dois principais concorrentes ao prêmio no ano. O primeiro ganhou com muito mérito, sendo considerado um dos principais mundos abertos já lançados.

2018 — God of War

God of War
Agora barbudo e com um filho, Kratos faz uma expedição às terras nórdicas

“GAROTO”! Não importa quanto tempo passe, a voz de Kratos chamando Atreus está marcada nos games. God of War levou o GOTY em 2018 superando a grande concorrência de Red Dead Redemption 2, possivelmente, a disputa mais acirrada entre dois jogos da história da premiação.

2019 — Sekiro Shadows Die Twice

Sekiro: Shadows Die Twice

Enfim, a FromSoftware foi agraciada com o grande prêmio do TGA em 2019, após muitos anos batendo na trave. Sekiro: Shadows Die Twice, com toda sua qualidade, servir para premiar todo o histórico de grandes lançamentos do estúdio com Dark Souls e Bloorborne.

2020 — The Last of Us Part II

Ellie, de The Last of Us 2.

The Last of Us Part II foi o grande vencedor do GOTY 2020. Em um ano que muitos acreditavam que Cyberpunk 2077 iria rivalizar com o jogo da Naughty Dog, a sequência ganhou com certa facilidade. O RPG futurístico nem chegou a ser lançado no prazo do evento e o resultado já é bem conhecido…

2021 — It Takes Two

jogos em promoção na PS Store

Olha o novato aí! It Takes Two foi coroado como o “Melhor Jogo do Ano” no The Game Awards 2021 e superou concorrentes como Deathloop, Resident Evil Village e Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão. O prêmio foi a coroação do diretor Josef Fares, com um gameplay cooperativo extremamente divertido e diversificado.

Qual é melhor jogo entre os vencedores do GOTY, leitor? Diga nos comentários!