Notícias

Jogos da Capcom são bombardeados por causa de update anti-mod

Resident Evil, Monster Hunter e outros ganham notas negativas criticando postura anti-mod da Capcom

por João Gabriel Nogueira
Jogos da Capcom são bombardeados por causa de update anti-mod

A Capcom está atualizando alguns de seus jogos mais antigos com uma nova ferramenta chamada Enigma. O software pode ser usado como DRM contra pirataria, mas até o momento o que as pessoas estão notando é que ele está servindo como uma barreira anti-mod, e os jogadores não estão nada felizes.

Enquanto muitos jogadores já estão frustrados o suficiente com a postura contra mods da Capcom, a maioria se preocupa com as possibilidades da Enigma ser usada como DRM. Isso porque esse tipo de ferramenta contra pirataria às vezes impacta de maneira negativa no desempenho do game.

É por isso que muitos jogadores estão recorrendo ao infame review bombing, como aparece no exemplo com Resident Evil Revelations.

Captura de tela da página da Steam para Resident Evil Revelations, mostrando análises recentes extremamente negativas.
Fonte: Valve

A própria Capcom já passou maus bocados com o Denuvo, outro software de DRM. Resident Evil Village foi lançado com a ferramenta e a empresa chegou a removê-la depois. É importante ressaltar, no entanto, que não há indícios de que a Enigma esteja sendo usada como DRM até o momento.

A Capcom é anti-mod

A Capcom não gosta de mods. A introdução da ferramenta Enigma é apenas uma medida prática para uma postura que a empresa tornou pública ainda no ano passado, em outubro.

Durante uma apresentação em seu canal de pesquisa e desenvolvimento (R&D), a produtora diz, em tradução livre: “todos os mods são definidos como trapaças, exceto quando eles são oficialmente suportados”.

O porquê da Capcom estar tão preocupada com pessoas “trapaceando” em jogos single player antigos é que permanece um mistério. Uma pessoa cínica se lembraria agora de alguns casos em que empresas derrubam mods gratuitos que melhoram a qualidade gráfica e até gameplay de jogos antigos, para depois lançar um remaster de pior qualidade.