Notícias

Jim Ryan: “Bungie nos entrega o que a Activision não pode”

Valor das aquisições não é importante para o diretor executivo da SIE

por Jean Azevedo
Jim Ryan: “Bungie nos entrega o que a Activision não pode”

Jim Ryan, diretor executivo da SIE, teve alguns de seus posicionamentos, feitos em reuniões com investidores em 2022, revelados recentemente. Em uma das falas do CEO, ele é bem direto ao citar a importância da compra da Bungie em um momento onde a Microsoft dava passos largos para adquirir a Activision.

A Activision é dona de Call of Duty, que é super importante como jogo parceiro e a própria PlayStation já afirmou isso. Por que a Sony não tentou comprar a empresa antes? A empresa chegou a ser cogitada como alvo interno pela gigante japonesa? 

Nós conhecemos a Activision muito bem. Provavelmente, eles são um dos nossos principais parceiros. Em termos de alocação de capital da Sony, quando comparamos os US$ 69 bilhões para a Activision com os US$ 3,6 bilhões para a Bungie, acreditamos que a Bungie pode nos proporcionar muito mais do que uma aquisição de US$ 69 bilhões da Activision. Isso é antes mesmo de considerarmos o valor relativo dessa transação específica.

Jim Ryan

Experiência da Bungie no mobile e nos jogos como serviço pesou

Em outros pontos dos documentos compartilhados na web, Jim Ryan vai mais a fundo em torno da relação PlayStation x Bungie:

Eu acredito que um alvo de aquisição ideal deve nos ajudar a concretizar nossas estratégias de uma maneira que não somos capazes de fazer por conta própria. E quando olho para nosso portfólio de estúdios e nossas capacidades de publicação, precisamos de ajuda nas áreas em que não somos fortes no momento. Aspiramos expandir nossa comunidade, aumentar o engajamento com nossos jogos, aumentar o número de pessoas que estão jogando esses jogos, aumentar o tempo que as pessoas passam jogando esses jogos, migrar para PC e dispositivos móveis, e aumentar o número de pessoas jogando juntas. É nessas áreas, onde não temos expertise e presença, que precisamos construir expertise. Estas são algumas das razões por trás da aquisição da Bungie. Temos ambições declaradas publicamente na área de dispositivos móveis. Isso faz parte do desenvolvimento de jogos em que não estivemos presentes de forma significativa até o momento. Portanto, você pode assumir que temos interesse em adquirir conhecimento de desenvolvimento e expertise em gerenciamento nessa área.

Sobre os jogos como serviço, vale ressaltar aqui um rumor recente de que a Bungie terá experimentado e reprovado o multiplayer de The Last of Us. Não acompanhou esse? Saiba mais aqui!