Notícias

SIE Japan Studio é removida do site da PlayStation Studios

Estúdio, que trabalhou em Gravity Rush, Bloodborne e Demon's Souls, teve "reorganização" em abril deste ano

por Vítor Amorim Heringer
SIE Japan Studio é removida do site da PlayStation Studios

Após muitos anos de história, a SIE Japan Studio foi oficialmente retirada do site da PlayStation Studios. A desenvolvedora sofreu uma “reorganização” em abril e agora está centralizada na Team Asobi, de Astro’s Playroom.

Como é possível ver pelo “Internet Archive” (via VGC), a página contia a logo da produtora e a descrição “talento de longa data por trás de alguns dos títulos mais originais do PlayStation” até, pelo menos, o dia 10 de junho. No entanto, deu lugar exatamente para a Team Asobi. Confira:

Imagem dos estúdios da PlayStation Studios, com a Japan Studio no canto direito
Imagem do site da PlayStation em 10 de junho com a logo da Japan Studio
Imagem da matéria sobre a Japan Studio com as produtoras da PlayStation Studios
Imagem atual do site com a Team Asobi no lugar do antigo estúdio

Em comunicado em fevereiro deste ano, a Sony informou que a integração com o estúdio de Astro’s Playroom “permite que possam se concentrar em uma única visão”. O VGC foi além e revelou, por meio de suas fontes, que a SIE Japan Studio não rendia lucros suficientes para a gigante japonesa. O principal motivo seria o foco no público japonês, enquanto o atual objetivo da empresa é fornecer jogos de escala global.

História e jogos da SIE Japan Studio

A produtora foi fundada em 1993 para desenvolver games para o PS1 e era um dos estúdios mais antigos da Sony. Recentemente, trabalhou em Gravity Rush, Knack e The Last Guardian. Além disso, ajudou na produção de grandes jogos de outras empresas, como Bloodborne (FromSoftware), Demon’s Souls (Bluepoint Games).

Em gerações mais antigas, a SIE Japan Studio participou de Shadow of The Colossus para PS2 e na remasterização para PS3. A série de terror Siren também faz parte do seu currículo, com início em 2003 e último título em 2008 — Siren: Blood Curse, para PlayStation 3.