Notícias

Sony confirma “reorganização” da SIE Japan Studio para abril

Desenvolvedora será centralizada na Team Asobi e ajudará a "construir a popularidade" de Astro's Playroom

por Vítor Amorim Heringer
Sony confirma

Após um artigo da VGC sugerir que a SIE Japan Studio poderia ser encerrada, a Sony confirmou: a desenvolvedora passará por uma “reorganização”. O estúdio se centralizará na Team Asobi, de Astro’s Playroom, e suas IPs farão parte das “funções globais” da PlayStation Studios.

Em um comunicado ao IGN, a gigante japonesa informou que a mudança ocorrerá no dia 1º de abril, quando começa o ano fiscal 2021-2022.

Em um esforço para fortalecer ainda mais as operações de negócios, a SIE pode confirmar que a Japan Studio será reorganizada em uma nova organização em 1º de abril. Ela será centralizada na Team Asobi, a equipe criativa por trás de Astro’s Playroom, permitindo que possam se concentrar em uma única visão. Além disso, as funções de produção externa, localização de software e gerenciamento de IP dos títulos da Japan Studio estarão concentradas nas funções globais da PlayStation Studios.

A Japan Studio trabalhou no desenvolvimento de diversos jogos, como KnackGravity Rush e Ape Escape. Vários devs ligados à filial anunciaram a saída nas mídias sociais, incluindo o produtor de Bloodborne, Masaaki Yamagiwa.

Segundo a reportagem da VGC, o estúdio não rendia os lucros suficientes para a Sony. Além disso, o alvo dos seus games eram para o público japonês, sendo que a nova estratégia da multinacional é criar jogos de escala global.

Em novembro, o portal Bloomberg revelou que a Japan Studio foi “marginalizada” e suas equipes de desenvolvimento haviam sido cortadas. Na época, Natsumi Atarashi, porta-voz da empresa, afirmou que qualquer sugestão de que a Sony mudaria seu foco do Japão estava incorreta.

Japan Studio foi uma das primeiras filiais da PlayStation

O estúdio foi fundado em 1993, sendo uma das pioneiras da PlayStation na criação de jogos. A desenvolvedora também é conhecida pelas suas colaborações em títulos como Bloodborne, The Last Guardian e Everybody’s Golf. Mais recentemente, trabalhou em Demon’s Souls (PS5) com a Bluepoint Games.