Notícias

Horizon Forbidden West não sofreu limitações por ser crossgen, diz diretor

Mathijs de Jonge destaca as diferenças entre o PS4 e o PS5 e explica que os devs não tiveram limitações

por Jean Azevedo
Horizon Forbidden West não sofreu limitações por ser crossgen, diz diretor

Horizon Forbidden West não sofreu limitações em seu desenvolvimento, mesmo tendo versões para PS4 e PS5. De acordo com Mathijs de Jonge, diretor do game, em certo ponto, as novas ideias foram incluídas sem que os devs pensassem muito nas barreiras impostas pelo hardware antigo.

Questionado pelo portal Hardware Zone sobre quais as principais diferenças nas versões do jogo no PlayStation 4 e no PlayStation 5 e se alguma parte do processo demonstrou estar limitada por se tratar de um crossgen, de Jonge respondeu da seguinte maneira:

Eu não acho que o desenvolvimento crossgen foi um fator limitante. Quando pegamos o conceito desse jogo, nós tínhamos tantas ideias geniais que acabaram sendo incluídas a ponto de não levarmos em conta as limitações do hardware ou coisas do tipo, pois só queríamos entregar uma experiência bela e única aos fãs.

Uma aventura incrível. Foi assim que imaginamos todas as missões e eventos que o jogador terá de enfrentar. Creio que a grande diferença entre o desempenho nos dois consoles — tirando o áudio 3D, carregamentos rápidos e logicamente o DualSense — será o lado gráfico.

Mais a frente, ele menciona as qualidades de Horizon Forbidden West atreladas ao poder de processamento gráfico e desempenho presentes no PlayStation 5. Detalhes nos fios de cabelo e o “draw distance” serão notáveis.

No PlayStation 5, nós conseguimos adicionar inúmeros detalhes gráficos. É possível notar pequenos fios de cabelo no rosto de Aloy, por exemplo. Você também pode notar muitos detalhes de uma distância maior.

Não acho que muitas pessoas notaram isso na demo, mas é possível enxergar o crescimento do musgo nas rochas, que são renderizados individualmente. Então é uma máquina muito poderosa que pode acrescentar muitos detalhes à imagem. É uma das principais diferenças, depois do poder de processamento dos consoles.

Nós também exploramos melhor os recursos de iluminação. É um equipamento cinematográfico que normalmente só é usado em cutscenes. E como o PlayStation 5 é tão poderoso, podemos deixá-lo ligado o tempo todo.

Durante o gameplay existem iluminações e renderizações de alta qualidade em grandes quantidades. Então todos esses recursos extras fazem Horizon Forbidden West ficar ainda melhor.

Horizon Forbidden West está quase pronto!

Na mesma entrevista, Mathijs de Jonge também disse que Horizon Forbidden West já atingiu seus estágios finais de desenvolvimento. O diretor comentou sobre o fim da fase beta ter sido um sucesso e quais serão os próximos passos. Clique aqui para saber mais!