Notícias

Horizon Forbidden West: conheça as novas armas e habilidades de Aloy

Sequência ainda terá árvore de habilidades reformulada e um sistema de bancada para upgrades

por Vítor Amorim Heringer
Horizon Forbidden West: conheça as novas armas e habilidades de Aloy

Em comparação a Horizon Zero Dawn, Horizon Forbidden West promete trazer desafios ainda maiores para Aloy. No entanto, ela estará mais que preparada para enfrentá-los. A Guerrilla Games publicou um extenso artigo no PlayStation Blog detalhando algumas das novas armas e habilidades da protagonista para a sequência.

Além disso, o estúdio compartilhou mais informações sobre a maior liberdade de exploração no jogo, principalmente com a introdução de duas ferramentas inéditas. Confira tudo abaixo:

Novas armas e habilidades para Aloy em Horizon Forbidden West

Para começar, a sequência trará uma árvore de habilidade totalmente reformulada. Ela ainda terá algumas características de Zero Dawn, como o desbloqueio ao atingir um certo nível. Todavia, contará com mais caminhos e skills, além de conexão com poderes específicos de trajes, segundo o chefe de design de combate Dennis Zopfi.

Ainda que o princípio continue na continuação, reformulamos a árvore de habilidades completamente, com mais caminhos e skills. Dentro da árvore, as habilidades também têm sinergia com aquelas já presentes em trajes ou que precisem ser desbloqueadas nelas.

Horizon Forbidden West também virá com um sistema de bancada. Nela, os jogadores poderão “desbloquear novas vantagens, espaços de modificação, habilidades, com um grau maior de personalização, resistências e novas formas de agir“.

https://gfycat.com/elaboratescholarlyisabellinewheatear

No “Oeste Proibido”, novas máquinas e tribos prometem ser grandes desafios para Aloy — principalmente quando eles agem em conjunto. Portanto, a Guerrilla precisou criar armas e ferramentas para equilibrar a experiência.

Queríamos aproximar o combate corpo a corpo e à distância. Aloy não é uma personagem de força bruta, então procuramos maneiras de fazer o jogador alternar entre corpo a corpo e à distância para dar à Aloy a oportunidade de conquistar uma grande vitória com suas habilidades de arquearia.

O primeiro exemplo é a “Explosão de Ressonador”. Nela, Aloy carrega a lança de energia com golpes corpo a corpo. Quanto estiver cheia, ela poderá arremessar um projétil que resulta em uma grande explosão.

Além disso, haverá uma nova barra de “Impulso de Bravura”, visível no canto inferior direito, na cor roxa. Ela se encherá a medida que Aloy realize algumas ações específicas, como acertar pontos fracos ou remover componentes. A partir dela, os jogadores acionarão um poderoso ataque corpo a corpo: “Explosão Radial”.

https://gfycat.com/delightfulemptyflicker

Existirão 12 “Impulsos de Bravura” no total. Todos possuem características únicas e poderão ser melhorados através da árvore de habilidades.

Cada um deles representa e reforça uma abordagem específica do jogo. Você desbloqueia e melhora o Impulso de Bravura pela árvore de habilidades com pontos de habilidade. Cada Impulso de Bravura tem três níveis. Quanto maior o nível, mais tempo leva para carregar, mas mais poderoso fica o ataque.

Zopfi ressalta que armas já conhecidas como o “Arco de Caçador”, o “Arco de Precisão” e o “Estilingue Explosivo” estarão de volta. Elas virão acompanhadas de um catálogo ainda maior de armamentos. Por exemplo, a inédita Lança-dardo causará “dano elevado que facilita acertar alvos maiores se usado no momento certo”.

Exploração livre e aprimorada em Horizon Forbidden West

Como visto no trailer de jogabilidade, Aloy contará com duas novas ferramentas para ajudar na exploração: Lança-gancho e o Planador. Estes recursos ajudarão Aloy a aproveitar a maior liberdade oferecida em Horizon Forbidden West, segundo David McMullen, chefe de design de sistemas.

Nossas decisões de design de deslocamento sempre buscaram aumentar a interatividade dinâmica com o mundo ao redor. Então pensamos em dar ao jogador o poder de manipular e destruir o ambiente com uma ferramenta como o Lança-gancho, ou se lançar ao ar com o gancho e o Planador e dar sequência num Ataque Aéreo. O mais empolgante é como as nossas mecânicas, novas e antigas, interagem numa sinergia para oferecer abordagens variadas e dinâmicas em qualquer cenário.

https://gfycat.com/fragrantneglectedargusfish

O dev ainda cita mais possibilidades para o Lança-gancho além do deslocamento. Os jogadores poderão “manipular, mover e destruir dinamicamente objetos no ambiente”. A partir disso, será possível pegar um baú escondido numa beirada, abrir dutos de ventilação e muito mais.

Os novos apetrechos, claro, ajudarão bastante nos quebra-cabeças de deslocamento de Horizon Forbidden West.

Queremos permitir que os jogadores sejam mais espertos que a gente, usando novas manobras ou ferramentas para superar alguns dos nossos desafios de formas inteligentes e imprevisíveis. Quebra-cabeças de deslocamento nem sempre têm uma solução binária. Por isso, encorajamos jogadores a experimentarem e se divertirem com as novas ferramentas. Ofereceremos uma variedade de desafios, independentemente de estilo de jogo, habilidade ou experiência prévia com Horizon Zero Dawn.

McMullen também desafia os players a utilizarem as novas ferramentas para além da exploração. Por exemplo, elas serão úteis nos combates para explorar os ambientes, criar novas opções de ataques e deixar Aloy menos desprotegida das investidas dos inimigos.

https://gfycat.com/commonmemorablecockerspaniel

A exploração de Horizon Forbidden West terá outras novidades, como nadar debaixo d’água em grandes trechos e mais máquinas servirão como montarias. A aventura da Aloy será lançada no dia 18 de fevereiro de 2022 para PS4 e PS5.