Notícias

Hora do coop! Returnal: Ascensão já está disponível para download

Modo cooperativo e Torre de Sísifo liberados no título da Housemarque

por Jean Azevedo
Hora do coop! Returnal: Ascensão já está disponível para download

Returnal: Ascensão, a primeira expansão do game da Housemarque, já está disponível para download no PS5. O update gratuito adiciona a possibilidade de desbravar Atropos, mundo onde o jogo é ambientado, de forma cooperativa. Além do multiplayer, um modo survival chamado Torre de Sísifo foi adicionado.

Para dar início às sessões em dupla, basta interagir com o Cronose. Lá, outra patrulheira ASTRA se juntará à sessão e ele poderá te ajudar a superar os desafios de cada bioma. O anfitrião manterá o progresso, enquanto o visitante aumenta os Níveis de Patrulha, os Atributos das Armas e a Base de Dados.

Cronose Returnal

Uma das principais vantagens do modo multijogador será a possibilidade de reviver a astronauta abatida em combate. Levará um pouco de tempo para reanimá-las — até para manter a dificuldade padrão dos desafios — e os jogadores não poderão se distanciar tanto assim na exploração.

Por fim, Returnal foi reequilibrado especificamente para o jogo cooperativo no intuito de Átropos continuar sendo o planeta perigoso cheio de monstros mortais que todos nós conhecemos e adoramos, mas, agora, com vaga para um amigo!

Para instalar o conteúdo adicional, é preciso baixar um arquivo de 17 GB, então reserve o espaço no seu SSD. Não é necessário acessar a PS Store — a versão 3.000.001 de Returnal aparecerá na sessão de downloads automaticamente, se o game estiver instalado no console.

Prontos para o modo infinito da Torre de Sísifo e para a aventura em modo cooperativo? Vale lembrar: a escalada na torre ainda é feita de forma solo, então, nada de dois atiradores para superar os seus obstáculos.

Reanimação de Returnal no modo cooperativo seria punitiva demais

A Housemarque voltou atrás em uma das decisões tomadas para o modo cooperativo de Returnal. Anteriormente, a desenvolvedora planejou outra mecânica de reanimação quando um dos jogadores caísse após receber muito dano. Porém, esse recurso ficou um pouco punitivo demais. Entenda o motivo:

Nosso exemplo mais brutal foi nossa abordagem inicial ao lidar com um jogador “abatido”: contanto que um jogador esteja de pé, um jogador abatido poderá ser reanimado e trazido de volta à briga. Inicialmente, reviver um jogador abatido exigia que o jogador remanescente sacrificasse um pouco da própria vida para reanimar o colega.

Só tinha um problema: era maldade pura. Bastavam cinco minutos em um novo ciclo para que ambos os jogadores fossem abatidos ou ficassem com um mínimo de vida, presos em um ciclo vicioso de mortes com apenas um acerto.

Não viu como a expansão Ascensão será? Clique aqui e confira um vídeo divulgado pelos devs explicando cada detalhe!