Notícias

Kojima quase deixou a Konami antes do lançamento de Metal Gear Solid 2

Estágios finais do desenvolvimento do game foram impactados por evento histórico nos EUA

por André Custodio
Kojima quase deixou a Konami antes do lançamento de Metal Gear Solid 2

Por muito pouco, Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty não foi lançado pela Konami. Em entrevista recente ao IGN, Hideo Kojima comentou sobre os desafios em levar o título às prateleiras e revelou quase ter deixado a empresa após os impactos do 11 de setembro em 2001.

Segundo o fundador da Kojima Productions, os ataques terroristas contra às Torres Gêmeas e o Pentágono trouxeram sérias implicações para a abordagem do game de espionagem. Isso porque os marcos norte-americanos estavam inseridos no game e podiam afetar negativamente um mundo ainda em choque.

Hideo Kojima afirma que “parecia impossível lançar o jogo”. Como a versão gold já estava nas mãos da Konami, os executivos de alto escalão ficaram sem saber como reagir diante da situação. Dessa forma, a conclusão de Sons of Liberty ficou nas mãos do próprio Kagemasa Kozuki, diretor representante da editora.

Enquanto pensava no que fazer, fui falar com o Sr. Kozuki sobre a possibilidade de sair da empresa. Foi quando ele me disse: ‘Quando esse jogo sair e a sociedade opinar sobre ele, vão falar de você, o seu criador, e de mim, a pessoa que o vendeu. Duvido que eles digam algo sobre qualquer outra pessoa. O que vai fazer? Estou pronto para o que acontecer.

metal gear solid 2
Fonte: Konami

Esse ultimato, oferecido logo após o criador de Death Stranding sugerir uma saída precoce da empresa — algo que se concretizou apenas em 2015 —, teria marcado uma decisão que mudaria o destino da Konami. Posteriormente, o game se transformaria em um grande sucesso, com mais de 7 milhões de cópias vendidas.

Hideo Kojima garante surpresas com Death Stranding 2

Hideo Kojima garantiu que os fãs vão se surpreender com várias questões de Death Stranding 2. O criador de jogos japonês anunciou a sequência como um projeto totalmente diferente e garantiu o empenho para trazer coisas novas ao título. Clique aqui para saber mais.