Hideki Kamiya volta a comentar sobre saída da PlatinumGames: “mataria minha alma”
Kamiya volta a dizer que permanecer no estúdio sabotaria sua criatividade
Hideki Kamiya, criador de Bayonetta e cofundador da PlatinumGames, falou novamente sobre sua saída do estúdio. Em entrevista recente, ele reforçou que deixar a empresa foi uma decisão para proteger sua essência criativa.
Agora à frente do estúdio Clovers, Kamiya saiu da companhia em outubro de 2023, após 17 anos de trabalho. Ele atribuiu a decisão a uma mudança na direção da empresa, que entrou em conflito com suas crenças e adotou um modelo de produção mais comercial.
PlatinumGames sabotaria criatividade de Kamiya
Em entrevista ao site japonês Game Spark, o designer comentou sobre sua saída. Segundo ele, permanecer por mais tempo na desenvolvedora mataria sua alma, especialmente por atuar em um ambiente onde não concordava com as decisões.
O motivo pelo qual deixei a PlatinumGames foi porque a maneira de pensar da empresa estava gradualmente mudando para um modelo moderno de desenvolvimento de jogos que não dá importância à individualidade dos criadores.
Mesmo que isso significasse o fim da minha carreira como criador, eu não poderia me permitir matar minha alma para trabalhar em um ambiente com o qual eu não concordasse.

Essa não é a primeira vez que Kamiya destaca um ambiente conturbado em seu antigo local de trabalho. Em outra oportunidade, ele declarou que sua criatividade “morreria” devido a incompatibilidades na forma de pensar.
No momento, o designer trabalha em seu próximo projeto, à frente do recém-fundado estúdio Clovers. O título será a aguardada sequência do aclamado Okami.
O que você achou dessa declaração? Comente!