Notícias

Gran Turismo Sophy: projeto IA da Sony é oficialmente revelado

Inteligência artificial criada em parceria com a Polyphony Digital pode aprender a dirigir com os melhores pilotos do mundo

por André Custodio
Gran Turismo Sophy: projeto IA da Sony é oficialmente revelado

Em comunicado publicado nesta quarta-feira (09), a Sony AI revelou oficialmente seu projeto de inteligência artificial. Intitulada Gran Turismo Sophy, a tecnologia propõe a criação de um “agente autônomo” capaz de aprender com os melhores corredores do mundo e competir, isto levando em consideração todos os elementos físicos da pilotagem.

Desenvolvido em parceria com a Polyphony Digital, Gran Turismo Sophy usa aprendizado de máquina (popular machine learning) para aplicar profundamente habilidades de simulação. Com isso conseguirá controlar carros de corrida, dominar estratégias de competições e se adequar às regras desportivas.

Diferentemente de inteligências utilizadas em títulos de estratégia, que buscam entregar resultados a partir de combinações de movimentos, a Gran Turismo Sophy desenvolve compreensões de domínio do “mundo real”, pois um piloto pode ser afetado por diversas circunstâncias nos circuitos.

Gran Turismo trata de tentar capturar a física do mundo real. Táticas, estratégia e etiqueta de corrida são importantes, mas precisam acontecer enquanto o carro está acelerando em seus limites físicos.

As pesquisas contaram com a contribuição de equipes que propuseram criar conceitos sobre-humanos em simuladores. Os resultados preliminares anunciaram um protótipo capaz de cumprir um trajeto até 4,5 segundos mais rápido do que pilotos humanos.

Gran Turismo Sophy aprende através de novas técnicas de aprendizado de reforço profundo para competir no mais alto nível. Ele é treinado usando a infraestrutura de jogos em nuvem gerenciada pela SIE para treinamento em grande escala.

Confira abaixo o anúncio feito por Kenichiro Yoshida, CEO da Sony Group Corporation:

Gran Turismo Sophy na indústria do entretenimento

Através da parceria com desenvolvedores, a Sony acredita ser capaz de “liberar a imaginação e a criatividade humanas com a I.A.”, colaborando com tecnologias in-game e com a criação de um cenário onde os melhores pilotos possam se divertir e se desafiar.

No desenvolvimento do Gran Turismo Sophy, interagimos regularmente com os melhores pilotos para testar as versões mais recentes. Um dos momentos mais memoráveis ​​foi em uma corrida de contra o relógio, quando Emily Jones, finalista mundial do FIA Gran Turismo Championships 2020, comentou sobre como ela se inspirou no Gran Turismo Sophy para experimentar novas pistas que nunca tinha visto antes.

O que você achou da iniciativa da Sony? Acredita que ela possa agregar significativamente em simuladores como Gran Turismo? Deixe sua resposta nos comentários.