Notícias

Google muda estratégia e Stadia perde poder como plataforma de jogos

Rumores apontam que apenas 20% do foco da Google está dedicado em manter plataforma de jogos

por André Custodio
Google muda estratégia e Stadia perde poder como plataforma de jogos

Fontes do Business Insider revelaram, na última sexta-feira (04), que a Google adotou uma nova estratégia para o Stadia. Segundo o site, a empresa deve focar seus esforços em atender produtos e serviços de parceiros, entregando tecnologia para auxiliar no desenvolvimento white label — itens comercializados com logomarca — e despriorizando a plataforma de jogos.

Essa é a terceira mudança brusca no serviço de streaming em um ano. Anteriormente, a marca já havia confirmado o encerramento de estúdios dedicados a games exclusivos e a limitação nas negociações entre desenvolvedoras para a publicação de jogos externos no Stadia. Agora, tudo indica que uma próxima reformulação já está em pauta, devendo impactar diretamente no consumidor do negócio.

Conceito do Google Stadia
Conceito do Google Stadia

Sob a marca Google Stream, aparentemente a empresa está direcionando recursos licenciados de equipes de “trabalho de prova de conceito” para “garantir negócios de white label”, dando suporte a organizações terceirizadas em diversos setores.

Até então, os primeiros frutos foram gerados pela Peloton, quando o título Lanebreak foi disponibilizado em formato beta fechado como iniciativa “fitness inspirada em jogos”, e pela AT&T, que possibilitou Batman: Arkham Knight em aparelhos mobile compatíveis.

Google nega boatos

Após a revelação de que somente 20% do foco do Google Stadia está dedicado em continuar atuando na plataforma de jogos, a empresa negou os rumores e anunciou que dezenas de games estarão disponíveis para assinantes do serviço em 2022, sem haver qualquer tipo de alteração comportamental de equipes destinadas ao mercado conceito. Confira abaixo a resposta.

Primeiro tweet — Se você escutar alguma coisa, ouça isso: a equipe do Stadia está trabalhando muito em um grande futuro para a plataforma e os jogos na nuvem. Esperamos que você concorde, e sabemos que a prova está na experiência de jogo.

Segundo tweet — Estamos particularmente orgulhosos de oferecer 50 jogos para membros Pro em fevereiro, com mais de 100 títulos para ingressar no Stadia em 2022 e muitos dias de jogo grátis para todos aproveitarem.

Terceiro tweet — Também há mais recursos chegando ao Stadia — coisas sobre as quais ainda não podemos falar, mas prometemos compartilhar quando pudermos. Bom fim de semana, Stadians.

O que você acha dos boatos? Será que o Google Stadia realmente está se encaminhando para novos rumos? Deixe sua opinião nos comentários.