Notícias

Google fecha estúdios de games first-party para o Stadia

Segundo vice-presidente da plataforma, desenvolver títulos exclusivos é um "custo que está subindo exponencialmente"

por Vítor Amorim Heringer
Google fecha estúdios de games first-party para o Stadia

Na segunda-feira (01), o Google divulgou uma notícia que movimentou a indústria: a companhia encerrou as atividades de dois estúdios first-party do Stadia, seu serviço de streaming de jogos. Além disso, Jade Raymond, diretora da área de games da empresa e ex-Ubisoft e EA, decidiu sair da empresa e irá “atrás de novas oportunidades”.

Em comunicado, o vice-presidente do Google Stadia, Phil Harrison, afirmou que produzir um título exclusivo para a plataforma precisa de um “investimento significativo”. Dessa maneira, a companhia decidiu se focar apenas na tecnologia em nuvem.

Criar os melhores jogos do zero leva muitos anos e um investimento significativo, e o custo está subindo exponencialmente. Dado o nosso foco na construção da tecnologia comprovada do Stadia, bem como no aprofundamento de nossas parcerias comerciais, decidimos que não investiremos mais em trazer conteúdo exclusivo de nossa equipe de desenvolvimento interna SG&E, além de quaisquer games planejados a curto prazo.

O executivo também deixou claro que este não é o fim do serviço, é apenas uma mudança da estrutura de negócios. Os jogadores poderão continuar aproveitando os lançamentos de estúdios de todo o mundo.

O que isso significa se você for um jogador atual ou futuro do Stadia? Você pode continuar jogando todos os seus títulos no Stadia e no Stadia Pro, e continuaremos a trazer novos títulos de terceiros para a plataforma. Estamos comprometidos com o futuro dos jogos em nuvem e continuaremos fazendo nossa parte para impulsionar esse setor. Continuamos focados em criar a melhor plataforma possível para players e tecnologia para nossos parceiros, ao dar vida a essas experiências para pessoas em todos os lugares.

Futuro do Google Stadia e do streaming de jogos

Além disso, Harrison disse ainda acreditar no streaming de games como o futuro e que a gigante norte-americana seguirá investindo no Google Stadia.

Ter jogos transmitidos para qualquer tela é o futuro desta indústria, e continuaremos a investir no Google Stadia e em sua plataforma subjacente para fornecer a melhor experiência de games em nuvem para nossos parceiros e comunidade. Esta tem sido a visão do Stadia desde o início.

A plataforma foi lançada em 2019 nos EUA prometendo revolucionar a indústria. Agora, o Google parece ter mudado drasticamente seus planos.