Google muda estratégia e Stadia perde poder como plataforma de jogos
Rumores apontam que apenas 20% do foco da Google está dedicado em manter plataforma de jogos
Fontes do Business Insider revelaram, na última sexta-feira (04), que a Google adotou uma nova estratégia para o Stadia. Segundo o site, a empresa deve focar seus esforços em atender produtos e serviços de parceiros, entregando tecnologia para auxiliar no desenvolvimento white label — itens comercializados com logomarca — e despriorizando a plataforma de jogos.
Essa é a terceira mudança brusca no serviço de streaming em um ano. Anteriormente, a marca já havia confirmado o encerramento de estúdios dedicados a games exclusivos e a limitação nas negociações entre desenvolvedoras para a publicação de jogos externos no Stadia. Agora, tudo indica que uma próxima reformulação já está em pauta, devendo impactar diretamente no consumidor do negócio.
Sob a marca Google Stream, aparentemente a empresa está direcionando recursos licenciados de equipes de “trabalho de prova de conceito” para “garantir negócios de white label”, dando suporte a organizações terceirizadas em diversos setores.
Até então, os primeiros frutos foram gerados pela Peloton, quando o título Lanebreak foi disponibilizado em formato beta fechado como iniciativa “fitness inspirada em jogos”, e pela AT&T, que possibilitou Batman: Arkham Knight em aparelhos mobile compatíveis.
Google nega boatos
Após a revelação de que somente 20% do foco do Google Stadia está dedicado em continuar atuando na plataforma de jogos, a empresa negou os rumores e anunciou que dezenas de games estarão disponíveis para assinantes do serviço em 2022, sem haver qualquer tipo de alteração comportamental de equipes destinadas ao mercado conceito. Confira abaixo a resposta.
There’s also more feature goodness coming to Stadia too – stuff we can’t talk about just yet, but we promise to share when we can.
Have a great weekend, Stadians.
— Stadia ☁️🎮 (@GoogleStadia) February 5, 2022
Primeiro tweet — Se você escutar alguma coisa, ouça isso: a equipe do Stadia está trabalhando muito em um grande futuro para a plataforma e os jogos na nuvem. Esperamos que você concorde, e sabemos que a prova está na experiência de jogo.
Segundo tweet — Estamos particularmente orgulhosos de oferecer 50 jogos para membros Pro em fevereiro, com mais de 100 títulos para ingressar no Stadia em 2022 e muitos dias de jogo grátis para todos aproveitarem.
Terceiro tweet — Também há mais recursos chegando ao Stadia — coisas sobre as quais ainda não podemos falar, mas prometemos compartilhar quando pudermos. Bom fim de semana, Stadians.
O que você acha dos boatos? Será que o Google Stadia realmente está se encaminhando para novos rumos? Deixe sua opinião nos comentários.