Notícias

Iti malia! Conheça Murtaugh, gato que inspirou o protagonista de Stray

Aventura felina estreia nos consoles nesta terça-feira (19) e estará em day one no catálogo PS Plus Extra/Deluxe

por André Custodio
Iti malia! Conheça Murtaugh, gato que inspirou o protagonista de Stray

Stray, mais conhecido como o “jogo do gato”, está apenas a um dia de ser lançado e promete agitar os fãs de aventura cyberpunk no PS4 e no PS5. E, claro, o que chama mais a atenção no game é o protagonista felino. Mas você sabia que ele é inspirado em um modelo real?

O personagem principal é inspirado Murtaugh, um dos gatos do time de cofundadores da BlueTwelve Studio. Ele teve uma origem humilde como animal de rua e foi encontrado próximo à cidade de Montpellier, na França. Desde então, “O Chefe” — como é carinhosamente chamado — se tornou um dos símbolos da desenvolvedora.

Murtaugh, de stray
Murtaugh, o gato. Fonte: BlueTwelve Studio

“Mesmo sabendo que nosso objetivo não era uma representação 100% precisa, ter um personagem que pareça realmente crível exigia muito trabalho, especialmente para os donos de gatos que estão acostumados a vê-los todos os dias”, disse o produtor Swann Martin-Raget (via PlayStation Blog). “Viv e Koola aplicaram características muito sutis na aparência do personagem para tentar capturar a fofura, mas também o entusiasmo e o espírito brincalhão de um gato.”

Murtaugh emprestou sua aparência e serviu como um “grande apoio” durante o processo criativo de Stray. Já a ação do personagem foi capturada graças ao trabalho do Sphynx Oscar, responsável por desfilar sutilmente, se movimentar com passos precisos e ser referência real dos pulos e corridas.

oscar, de stray
Oscar, o gato. Fonte: BlueTwelve Studio

“Incontáveis horas” foram utilizadas para concluir apenas os movimentos básicos em Stray. Esse tempo foi dedicado para ajustar e aperfeiçoar cada mínimo detalhe, transformando a experiência em um projeto divertido e responsivo.

Stray: vale a pena?

Avaliado como uma das grandes surpresas de 2022, Stray chama a atenção por ser uma aventura ímpar em um mundo cyberpunk. O título da Annapurna se destaca por abordar um conceito diferente e muito bem executado, mostrando como um gato é capaz de sobreviver a diversas ameaças tecnológicas. Clique aqui para conferir nossa análise.

Essa e outras matérias você também pode conferir através da página oficial do MeuPlayStation no Google Notícias.