Notícias

Gamescom 2021 abandona formato “híbrido” e será completamente digital

Gamescom contaria com eventos físicos e digitais, mas este não será mais o caso

por Vítor Amorim Heringer
Gamescom 2021 abandona formato

Após ter sido anunciada em formato híbrido, a Gamescom 2021 agora será totalmente digital. A Game, organizadora do evento, e a Associação Alemã da Indústria de Jogos tomaram a decisão em conjunto ao considerarem a situação atual da pandemia de COVID-19 e a segurança de todos os participantes.

Em um comunicado no site oficial do evento, Felix Falk, diretor da Game, revelou que o formato híbrido — com conteúdos presenciais e digitais — só deve acontecer em 2022. Para este ano, ele pretende fornecer maior interação dos jogadores com as apresentações, com a “gamescom epix”, um projeto para os fãs “mergulharem divertidamente no universo do evento”.

A equipe da gamescom tem trabalhado arduamente há meses na Gamescom 2021, especialmente nos elementos digitais. No próximo ano será a primeira vez que seremos capazes de implementar muitos dos novos conceitos para o formato híbrido da gamescom. Para a Gamescom 2021, nosso foco é fornecer ainda mais jogos e alcance, bem como uma atmosfera de comunidade intensificada. Estamos, portanto, introduzindo um conceito completamente novo chamado gamescom epix, que envia a comunidade em uma jornada de busca conjunta nas redes sociais antes mesmo do início da gamescom. Com nossos inúmeros parceiros, queremos fazer da gamescom o maior evento de jogos do mundo novamente em 2021.

Falk também revelou que a Opening Night Live, comandada pelo apresentador Geoff Keighley, foi adiada em um dia e agora acontecerá no dia 25 de agosto, uma quarta-feira. A apresentação é considerada a abertura oficial do festival e conta com anúncios de games, trailers e mais. O término da Gamescom 2021 está marcado para o dia 27.

Keighley promete “estreias mundias” na ONL da Gamescom 2021

Keighley também deu uma declaração para o site do evento. Segundo ele, as desenvolvedoras estão com “interesse enorme” em apresentarem seus novos projetos no evento, após o sucesso da edição de 2020.

Os fãs de games em todo o mundo já podem esperar pela gamescom deste ano: Opening Night Live. Após o grande sucesso do ano passado, o interesse dos desenvolvedores é enorme para poderem apresentar suas estreias mundiais no ONL e, assim, se tornarem uma parte importante da gamescom 2021.

A IGN dos EUA também voltará a produzir a “gamescom: Awesome Indies”, que é focada em jogos independentes.