Notícias

Blizzard revela como foi adaptar o gameplay de Diablo II Resurrected para os controles

Gerente de comunidade da empresa destaca que a tarefa "foi um desafio e tanto"

por Vítor Amorim Heringer
Blizzard revela como foi adaptar o gameplay de Diablo II Resurrected para os controles

A Blizzard trará Diablo II Resurrected, a remasterização de um dos grandes clássicos do RPG, para os consoles, com a difícil missão de adaptar o seu gameplay para os controles, ao invés dos tradicionais mouse e teclado de PCs. Segundo Tom Powers, gerente de comunidade da empresa, a tarefa “foi um desafio e tanto”.

Em postagem no PlayStation Blog, o profissional convidou o diretor de design Robert Gallerani para explicar como foi a adaptação da jogabilidade para os acessórios de videogames. Primeiramente, ele comentou sobre as melhorias de movimento e como os joysticks dão mais liberdade aos jogadores.

Em um controle, o movimento é ligado ao stick analógico. Isso quer dizer que o jogador, e não o jogo, diz onde o personagem deve ir. Para conseguir isso, desligamos o pathfinding do jogo. Entretanto, agora os jogadores podem ir para lugares que o jogo normalmente não deixaria, como por exemplo, tentar entrar em uma parede ou colidir com objetos. Isso também torna mais fácil evitar ataques dos inimigos.

Em relação à velocidade dos personagens (andar ou correr), os devs decidiram que fosse determinada pelo quanto empurra o analógico, mas viram que não era tão preciso. Dessa forma, para acelerar, bastará pressionar o L3, como é tradicional em muitos jogos.

Encontrando alvos e pegando itens

Outra mudança importante em Diablo II Resurrected— e até óbvia na opinião do diretor — é a falta do cursor do mouse nos consoles para encontrar os alvos. A solução foi bem simples: o analógico direito será o responsável por achar monstros, itens, objetos para interagir, jogadores e corpos.

Quanto aos itens dropados pelos inimigos, eles sempre estarão visíveis caso estejam próximos e, assim que caírem, seus nomes ficarão na tela por tempo limitado. Já para pegá-los, somente precisará chegar perto para adquirir o que deseja.

A única coisa tão importante quanto matar monstros em Diablo II é pegar seus itens depois. O jogador usando mouse e teclado tipicamente pressiona uma tecla para ver o nome dos itens, e depois clica no nome do item que deseja pegar. Para alguns jogadores, segurar um botão no controle pode ser desconfortável, então removemos a necessidade de ter que segurar um botão (embora ainda seja possível). Quando usar um controle, os nomes dos itens são mostrados baseados no tempo e distância do jogador. Isso quer dizer que se um item está próximo, ele sempre estará visível. E quando um item cai no chão, seu nome fica na tela por um tempo.

Blizzard revela como foi adaptar o gameplay de Diablo II Resurrected para os controles
Fonte: Reprodução

Habilidades e equilíbrio com o clássico em Diablo II Resurrected

Usar habilidades em Diablo II Resurrected será parecido com o terceiro jogo da franquia, segundo Gallerani: “Mostramos as habilidades de maneira parecida com Diablo III, em uma “barra” na parte de baixo da tela. Entretanto, como os jogadores podem ter várias habilidades, deixamos o jogador segurar um botão para acessarem até mais seis habilidades, efetivamente dando 12 botões para usarem habilidades rapidamente“, explicou.

O diretor também destacou a dificuldade em conseguir deixar as habilidades mais essenciais de fácil acesso nos controles, porque não há tantas opções como um teclado. No entanto, ele acredita que encontraram o “equilíbrio certo entre o moderno e a sensação das mecânicas clássicas”.

Diablo II Resurrected chegará em 23 de setembro ao PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e ao PC. Os que fizeram a pré-venda poderão aproveitar um teste beta a partir desta sexta-feira (13) até terça-feira (17). A avaliação será aberta para todos no dia 20 deste mês.