Notícias

Robert A. Altman, fundador e CEO da Bethesda, falece aos 74 anos

Altman criou a companhia em 1999 e a transformou em uma das principais empresas de games do mundo

por Vítor Amorim Heringer
Robert A. Altman, fundador e CEO da Bethesda, falece aos 74 anos

A Bethesda Softworks revelou uma notícia triste para os seus fãs nesta quinta-feira (4): o fundador e CEO da empresa, Robert A. Altman, faleceu aos 74 anos. Ele criou a companhia e a ZeniMax Media em 1999 junto com Christopher Weaver e permaneceu na liderança por 22 anos.

O Twitter oficial da publisher compartilhou a informação e também uma mensagem sobre o executivo.

Estamos profundamente tristes em contar a vocês sobre o falecimento de Robert A. Altman, nosso fundador e CEO. Ele era um verdadeiro visionário, amigo e crente no espírito das pessoas e no poder do que elas poderiam realizar juntos. Ele foi um líder extraordinário e um ser humano ainda melhor.

Além disso, o diretor de operações da Bethesda e filho do CEO, James Altman, publicou uma emocionante carta no site da Bethesda contando um pouco de sua história com o pai.

Sei que muitos estão chocados e tristes com a notícia da morte prematura de meu pai. Eu me considero profundamente afortunado por ter um pai tão especial como Robert Altman. Ele e eu tínhamos, talvez, um relacionamento excepcionalmente próximo. Ele era um pai carinhoso que, com o tempo, se tornou um amigo próximo tanto quanto um pai e mentor. E nos últimos anos de sua vida tive o privilégio de trabalhar ao lado dele na ZeniMax.

Acordo da Bethesda e Microsoft será um “legado”

James também comentou em sua publicação que finalizar o compromisso com a Microsoft servirá como um “legado” para o pai. Ele ainda afirmou acreditar que os próximos executivos honrarão o seu trabalho na empresa.

Fechar nosso acordo com a Microsoft será um momento agridoce para todos nós. Mas me consolo em saber que nossa empresa está e estará nas mãos competentes dos amigos de Robert. E sei que continuaremos a honrar seu legado fazendo os melhores jogos do mundo para nossos fãs.

Em setembro de 2020, a Microsoft anunciou a compra da ZeniMax Media, empresa dona da Bethesda Softworks, por US$ 7,5 bilhões.

Despedidas do mundo dos games

A notícia do falecimento de Altman repercutiu no mundo dos games. Diversos estúdios e devs compartilharam mensagens de despedidas ao executivo. Confira algumas:

Cory Barlog – Diretor de God of War

https://twitter.com/corybarlog/status/1357391162496065538?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1357391162496065538%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fjovemnerd.com.br%2Fnerdbunker%2Frobert-a-altman-fundador-e-ceo-da-bethesda-morre%2F

Triste com a perda de um grande campeão da indústria.

Andrew Wilson – CEO da Electronic Arts

Robert foi um dos maiores da história da indústria. Nós compartilhamos ótimos jantares e taças de vinho juntos, e seus pensamentos, honestidade e integridade são coisas que jamais esquecerei. Robert foi uma pessoa especial, e todos nós da Electronic Arts oferecemos nossa simpatia para sua família, amigos e colegas.

Phil Spencer – Chefe da divisão Xbox

Estou extremamente triste com a notícia de que perdemos um ícone da indústria, parceiro e amigo íntimo, Robert Altman. Mandando amor e força para sua família e todas as equipes da Zenimax/Bethesda neste momento tão difícil.

Doug Bowser – Presidente da Nintendo of America

Ainda em choque com a notícia do falecimento de Robert. Ele foi um visionário, um defensor e defensor constante da indústria de videogames e uma pessoa gentil e amigo para muitos de nós. Meus pensamentos estão com a família dele.

MeuPlayStation se solidariza com a perda e envia força aos familiares e entes queridos.