Frogwares, de Sherlock Holmes, vai publicar seu próprios jogos
Decisão da desenvolvedora estava nos planos há anos
A Frogwares, dona dos direitos de Sherlock Holmes e The Sinking City, vai começar auto-publicar seus próprios jogos, deixando de contar com editoras parcerias.
Com 20 anos de experiência, a empresa trabalhou ao lado de diversas editoras para ver os games chegarem às lojas físicas e digitais. Agora, o processo será feito através de uma equipe interna.
Em 2019, a Frogwares teve uma das maiores dores de cabeça da sua história. Os games do estúdio simplesmente desaparecem dos varejistas por causa do fim do contrato de publicação e distribuição com a Focus Home Interactive.
Na ocasião, a desenvolvedora ucraniana conseguiu listar novamente o jogo Sherlock Holmes: Crimes and Punishments na PS Store. Porém, o mesmo não aconteceu com The Testament of Sherlock Holmes e Magrunner: Dark Pulse.
Auto-publicação era ideia antiga
O fato ocorrido no ano passado pode ter motivado ainda mais a decisão da Frogwares em publicar seus próprios títulos. Porém, não foi a principal. De acordo com o diretor executivo do estúdio, Wael Amr, a ideia estava nos planos há anos.
Só queríamos ter certeza de que estávamos ‘lá’, que tínhamos isso para dar o salto, o que significa que tínhamos recursos suficientes para seguir nessa direção. Agora que temos uma equipe de publicação em nosso estúdio, nos sentimos bastante empolgados com as oportunidades que a auto-publicação pode oferecer.
A Quantic Games, de Heavy Rain e Detroit: Become Human, e a Techland, da franquia Call of Juarez, são exemplos de estúdios que também assumiram o controle da distribuição dos próprios jogos.