Notícias

Franquia Final Fantasy completa 35 anos neste domingo (18)

O primeiro jogo da saga foi lançado em 18 de dezembro de 1987

por Jean Azevedo
Franquia Final Fantasy completa 35 anos neste domingo (18)

A Square Enix está celebrando 35 anos do lançamento do primeiro jogo de Final Fantasy. A franquia fez sua estreia em 18 dezembro de 1987 no NES, quando a publisher ainda se chamava SquareSoft. Ao longo dos anos, a IP se consolidou como uma das grandes séries RPG do mercado.

Com direito a spin-offs como o Dirge of Cerberus de PS2, o filme Advent Children e até títulos de luta como Dissidia, o querido “FF” evoluiu bastante ao longo dos anos. Prova disso, é o grande sucesso de FF XIV, que até recebeu os prêmios de “Melhor Jogo Contínuo” e “Melhor Suporte à Comunidade” no The Game Awards 2022.

cloud e sephirot em final fantasy vii remake
Fonte: Square Enix

O mais recente lançamento da franquia é Crisis Core: Final Fantasy VII — Reunion, remaster do jogo de PSP para as plataformas atuais. No Metacritic, o título apresentou uma boa pontuação média entre fãs e crítica.

Para o futuro, os jogadores de Final Fantasy poderão aproveitar muitas novidades no PlayStation. Uma delas, anunciada neste domingo (18) para PS4, é a coletânea Pixel Remaster, com jogos do I ao VI em um único pacote. Mais pra frente, FF XVI e FF VII Rebirth estão no horizonte.

Final Fantasy e Dragon Quest “salvaram” a PlayStation, diz Shuhei Yoshida

A relação entre a PlayStation e a franquia Final Fantasy já é de longa data, e a IP teve um impacto importante na plataforma desde o início do projeto do primeiro console da Sony. Segundo Shuhei Yoshida, chefe da PS Indies, a Square Enix o ajudou a salvar o console. Leia!