Fortnite: alfinetando a Apple, Epic anuncia retorno ao iOS
A princípio, porém, isso só deve acontecer nos iPhones e iPads de usuários europeus
Após muitas e muitas brigas judiciais entre Epic Games e Apple, ao que tudo indica, Fortnite vai voltar ao iOS. Por enquanto, apenas na Europa, mas quem sabe seja um passo na direção de algo global. Depois de companhia da maçã anunciar uma mudança nos termos de registro de serviços de games na nuvem para os seus dispositivos móveis, e com uma importante aprovação de lei no Velho Continente, as coisas caminham para a vitória dos fãs do Battle Royale.
O retorno ao iOS no continente tornou-se viável devido à implementação da nova Lei dos Mercados Digitais (DMA) na Europa, que proíbe empresas como a Apple de “restringir” os aplicativos que podem ser instalados em dispositivos exclusivamente à App Store. Ou seja, a Epic, a princípio poderá lançar sua Epic Store dentro da loja do iPhone e do iPad, permitindo que conteúdo, incluindo Fortnite, seja baixado por meio dela.
O anúncio, inclusive, foi feito com uma alfinetada: Lembra de Fortnite no iOS? Que tal trazermos ele de volta. Ainda neste ano, Fortnite vai retornar à Europa no iOS pela Epic Games Store (valeu, DMA – uma importante lei na Europa que tornará isso possível). Apple, o mundo está olhando.
Remember Fortnite on iOS?
How bout we bring that back.
Later this year Fortnite will return in Europe on iOS through the @EpicGames Store.
(shoutout DMA – an important new law in the EU making this possible). @Apple, the world is watching. pic.twitter.com/VdHWTe8i1c— Fortnite (@FortniteGame) January 25, 2024
Vale ressaltar que a as empresas seguem envolvidas em uma intensa disputa legal, depois de a Epic Games criticar o sistema fechado da Apple a ponto de Fortnite ser removido da App Store. Isso ocorreu porque a empresa implementou um sistema de pagamento exclusivo no jogo, violando os termos da loja digital dos dispositivos móveis à época. Com esta nova lei, porém, não será possível mais punir este tipo de ação e, portanto, Fortnite deve voltar em breve aos iPhones e iPads na Europa.
Fortnite teve boom de popularidade no fim de 2023
Os últimos dois meses do ano passado foram bem fortes para a dona do Fortnite. Em dezembro de 2023, a Epic Games se tornou a principal editora em termos de participação de usuários ativos mensais (MAU) no PlayStation e Xbox, superando a líder de longa data, EA.
Em novembro de 2023, o total de horas gastas no battle royale aumentou cerca de 146% em relação ao mês anterior, e esse momento de alta relevância se estendeu até dezembro com um crescimento adicional de 9%. Já pensou o que pode acontecer com a volta dele ao iOS?