Notícias

Apple abre App Store do iOS para serviços de jogos na nuvem

Xbox Cloud Gaming, GeForce Now e plataformas semelhantes não precisarão mais rodar apenas na web

por Thiago Barros
Apple abre App Store do iOS para serviços de jogos na nuvem

A Apple anunciou uma mudança bem significativa em sua recepção a serviços de jogos na nuvem. A partir de agora, serviços como o Xbox Cloud Gaming e o GeForce Now estão liberados para terem versões nativas para os dispositivos móveis da empresa. Até então, só era possível acessar plataformas assim por navegadores web no iOS.

A modificação é bastante relevante porque o que acontecia anteriormente era que, se um app quisesse ter um catálogo de jogos disponível para os usuários, ele precisaria aprovar cada título separadamente. Agora, isso não é mais necessário. Mas ainda tem uma “pegadinha”: o controle de faixa etária.

“Cada experiência disponibilizada em um aplicativo na App Store deverá seguir todas as Diretrizes de Revisão da App Store, e o aplicativo hospedeiro precisará manter uma classificação etária correspondente ao conteúdo de classificação etária mais alta incluído no aplicativo”.

A empresa também promete que agora cada companhia poderá “oferecer oportunidades aprimoradas de descoberta para jogos em streaming, mini-aplicativos, mini-jogos, chatbots e plug-ins encontrados dentro de seus aplicativos” e resstalta que “mini-aplicativos, mini-jogos, chatbots e plug-ins poderão incorporar o sistema de Compras no Aplicativo da Apple para oferecer aos seus usuários conteúdo ou serviços digitais pagos pela primeira vez, como uma assinatura para um chatbot individual”.

Apple investe em jogos AAA, como Death Stranding

A aguardada versão de Death Stranding para iPhone, enfim, teve sua data de lançamento confirmada. E ela está bem pertinho: daqui a exatamente uma semana, no dia 31 de janeiro, o título será liberado para as versões 15 Pro e 15 Pro Max do smartphone da Apple, além de iPads e Macs que tenham o professor da linha M da companhia da maçã.