Notícias

Firesprite, de The Persistence e Horizon VR, terá reduções na equipe

Este foi um dos estúdios afetados com a demissão em massa da Sony, que cortou 900 pessoas nesta terça

por Thiago Barros
Firesprite, de The Persistence e Horizon VR, terá reduções na equipe

Um dos trechos da “notícia difícil” da Sony nesta manhã foi bem claro: várias empresas dos PlayStation Studios seriam afetadas pelo layoff global da companhia.

Pois bem, um deles é a Firesprite, de The Persistent e Horizon VR. Isso é algo que parece ser uma decisão muito pensada realmente no PlayStation VR, um experimento da Sony -que não deu o resultado esperado, aparentemente. Afinal, além de uma grande redução na Firesprite, o London Studios, de títulos bem sucedidos para a plataforma, foi encerrado de forma definitiva.

“Analisamos nossos estúdios e nosso portfólio, avaliando projetos em vários estágios de desenvolvimento, e decidimos que alguns desses projetos não avançarão. Quero deixar claro que a decisão de interromper o trabalho nesses projetos não reflete o talento ou a paixão dos membros da equipe. Nossa filosofia sempre foi permitir experimentação criativa. Às vezes, ótimas ideias não se transformam em ótimos jogos. Às vezes, um projeto é iniciado com as melhores intenções antes que mudanças no mercado ou na indústria resultem em uma mudança de plano”, escreveu Jim Ryan no comunicado de anúncio das demissões.

A Sony agora se junta a Microsoft, Discord e tantas outras gigantes da tecnologia que fizeram grandes layoffs no fim de 2023 e começo de 2024. Se a meta da indústria para o futuro é sobreviver a 2024, aparentemente não será nada fácil. Depois de 10 mil demissões no ano passado, já temos quase 7 mil em apenas dois meses deste ano.

Além de reduções na Firesprite, Sony perde em valor de mercado

A redução da previsão de vendas do PS5 para o atual ano fiscal, anunciada recentemente pela Sony, não foi bem recebida pelos investidores. As preocupações com a nova estratégia da fabricante resultaram em uma perda de US$ 10 bilhões em valor de mercado, mesmo com receitas recordes. Leia mais aqui.