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Ex-Sony explica fechamento da Japan Studio: “mercado AA desapareceu”

Shuhei Yoshida falou sobre o que fez a divisão do Japão fechar após tanto tempo

por Jean Azevedo
Ex-Sony explica fechamento da Japan Studio: “mercado AA desapareceu”

Shuhei Yoshida, ex-presidente da SIE, explicou que o fechamento da Japan Studio ocorreu porque o mercado para jogos AA praticamente desapareceu. A divisão foi encerrada em 2021 e pouco sabíamos sobre os diversos motivos por trás disso, mas, finalmente, ele trouxe alguns detalhes.

Em entrevista ao podcast Sacred Symbols, ele afirmou que a demanda por grandes produções aumentou, enquanto títulos menores enfrentaram dificuldades para alcançar sucesso comercial.

kat em gravity rush
Fonte: Japan Studio

“Durante meu tempo, as pessoas me dão crédito, mas uma das coisas em que não fui bem-sucedido foi criar um jogo como serviço de sucesso, e outra foi não conseguir que jogos feitos no Japão fossem incrivelmente bem-sucedidos”, disse Yoshida. Ele destacou que, exceto Gran Turismo, poucos títulos japoneses atingiram o nível AAA.

A transição do mercado dificultou a viabilização de novos projetos. “Após Gravity Rush 2, [Keiichiro Toyama] tentou desenvolver um novo conceito, mas não conseguimos aprovar nenhum deles, mesmo sendo realmente interessantes”, explicou. Toyama deixou a Sony após o fechamento do estúdio e fundou a Bokeh Game Studio.

Yoshida também comentou sobre a falta de apoio da empresa a ideias menores. “Eu lembro que o projeto de Toyama parecia algo que a empresa não apoiaria, pois buscava títulos AAA. Tivemos dificuldades para viabilizá-lo, então, quando a Japan Studio fechou, e ele se tornou independente, conseguiu criar e lançar Slitterhead.”

Como exemplo do legado do estúdio, Yoshida citou Ratatan, sucessor espiritual de Patapon. Ele afirmou que a Sony não produziria um jogo nesse estilo atualmente, reforçando que o foco mudou para produções de grande escala, deixando pouco espaço para títulos AA.

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Astro Bot, Ghost of Tsushima e legado da Japan Studio

Astro Bot é parte do legado da Japan Studio e poucos se lembram disso. Quando sua reformulação foi anunciada, a divisão foi “centralizada” na Team Asobi para ajudar a construir a popularidade do GOTY de 2024: Astro GOTY.

Além disso, o próprio Yoshida e a Japan Studio fizeram com que Ghost of Tsushima fosse extremamente fiel às suas raízes e respeitasse a cultura japonesa. Uma consultoria foi de extrema importância para o plano dar certo. Saiba mais aqui!