Ex-Sony explica fechamento da Japan Studio: “mercado AA desapareceu”
Shuhei Yoshida falou sobre o que fez a divisão do Japão fechar após tanto tempo
Shuhei Yoshida, ex-presidente da SIE, explicou que o fechamento da Japan Studio ocorreu porque o mercado para jogos AA praticamente desapareceu. A divisão foi encerrada em 2021 e pouco sabíamos sobre os diversos motivos por trás disso, mas, finalmente, ele trouxe alguns detalhes.
Em entrevista ao podcast Sacred Symbols, ele afirmou que a demanda por grandes produções aumentou, enquanto títulos menores enfrentaram dificuldades para alcançar sucesso comercial.

“Durante meu tempo, as pessoas me dão crédito, mas uma das coisas em que não fui bem-sucedido foi criar um jogo como serviço de sucesso, e outra foi não conseguir que jogos feitos no Japão fossem incrivelmente bem-sucedidos”, disse Yoshida. Ele destacou que, exceto Gran Turismo, poucos títulos japoneses atingiram o nível AAA.
A transição do mercado dificultou a viabilização de novos projetos. “Após Gravity Rush 2, [Keiichiro Toyama] tentou desenvolver um novo conceito, mas não conseguimos aprovar nenhum deles, mesmo sendo realmente interessantes”, explicou. Toyama deixou a Sony após o fechamento do estúdio e fundou a Bokeh Game Studio.
Yoshida também comentou sobre a falta de apoio da empresa a ideias menores. “Eu lembro que o projeto de Toyama parecia algo que a empresa não apoiaria, pois buscava títulos AAA. Tivemos dificuldades para viabilizá-lo, então, quando a Japan Studio fechou, e ele se tornou independente, conseguiu criar e lançar Slitterhead.”
Como exemplo do legado do estúdio, Yoshida citou Ratatan, sucessor espiritual de Patapon. Ele afirmou que a Sony não produziria um jogo nesse estilo atualmente, reforçando que o foco mudou para produções de grande escala, deixando pouco espaço para títulos AA.
Astro Bot, Ghost of Tsushima e legado da Japan Studio
Astro Bot é parte do legado da Japan Studio e poucos se lembram disso. Quando sua reformulação foi anunciada, a divisão foi “centralizada” na Team Asobi para ajudar a construir a popularidade do GOTY de 2024: Astro GOTY.
Além disso, o próprio Yoshida e a Japan Studio fizeram com que Ghost of Tsushima fosse extremamente fiel às suas raízes e respeitasse a cultura japonesa. Uma consultoria foi de extrema importância para o plano dar certo. Saiba mais aqui!