Notícias

Ex-funcionários da BioWare processam empresa por melhores indenizações

Alegações apontam que a empresa não estaria cumprindo acordos de pagamentos sem justa causa

por André Custodio
Ex-funcionários da BioWare processam empresa por melhores indenizações

Sete ex-funcionários da BioWare se reuniram para processar a empresa devido a supostas violações de direitos trabalhistas. Eles afirmam que o estúdio de Mass Effect e de Dragon Age: Dreadwolf não estariam cumprindo os acordos de indenizações.

A ação foi resultado de uma demissão em larga escala ocorrida no final de agosto, quando cerca de 50 colaboradores tiveram seus contratos encerrados. Desde então, a empresa vem enfrentando acusações sobre descumprimento de obrigações legais.

Dragon Age: Dreadwolf
Fonte: BioWare

BioWare estaria em divergência com as leis trabalhistas

De acordo com a representante Worobec Law (via GamesIndustry.biz), a BioWare teria forçado uma redução dos valores a serem pagos para demissões sem justa causa. Essa decisão contrariaria os custos formalizados pelo tribunal de Alberta, no Canadá, local onde os colaboradores foram estabelecidos.

A BioWare tentou reduzir suas obrigações para com esses funcionários bem abaixo do que os tribunais normalmente concedem, inclusive eliminando benefícios de seu pagamento por rescisão — o que parece ser contrário à Lei Trabalhista.

O consultor jurídico R.Alex Kennedy completa dizendo que os empregadores poderiam demitir a qualquer momento, mas estando cientes de “uma responsabilidade para com as pessoas que colocam nessa situação”.

Essas pessoas são artistas e criadores que trabalharam muito e por muito tempo em uma indústria difícil, produzindo grandes lucros para seus empregadores.

No momento, os ex-funcionários exigem uma resposta do estúdio.